quinta-feira, janeiro 03, 2013

Por um 2013 sem dívidas!



Oi, gente! Como foram de comemorações de ano novo? Reveillon foi bom? O meu foi! Tranquilo e bem acompanhado. Descansei bastante pra começar 2013 com tdo gás! Afinal, esse ano vou correr atrás de juntar R$60mil (loca, loca!).

Desde q eu e a mana começamos o blog, eu tenho lido mto sobre organização financeira, planejamento financeiro, como sair das dívidas etc. Sempre achei q é mais fácil fazer dieta qdo vc não tem q se preocupar com as cartinhas do SPC/Serasa chegando na sua casa. Sabem como é, sem dívidas, a tendência é q vc fique menos ansiosa, come menos, fica mais fácil fazer uma academia (vc vai ter dinheiro pra pagar), e por aí vai.

Um blog q a gente acha bem legal é o do Pete The Planner. Ele tem dicas ótimas, e ainda um orçamento ideal, pra vc ter idéia de como dividir seus gastos. Eu e o noivo estamos testando um programinha chamado YNAB - You need a Budget (Vc precisa de um orçamento). São 34 dias gratuitos, e depois vc tem q comprá-lo por 60 dólares. Não é barato. Mas, ao mesmo tempo, vc só paga isso uma vez, pode usar em tdos os seus computadores e celulares (ele sincroniza os dados), e eles ainda fornecem aulas em vídeo de como economizar e como usar bem o programa. Eu tô achando q vale a pena, é super prático. O problema é q ele está em inglês. Mas se vc não sabe inglês, pode usar nossas planilhas! =) Elas têm sido super úteis até agora.

Mas se vc não quer pagar, tem várias coisas gratuitas na internet, o blog do Cerbasi tem bastante dicas, o blog do Pete the Planner, uma leitora do Vida Organizada mencionou o Dave Ramsey, mas a Christine Kane tb dá dicas... é só procurar por aí. Aqui tb damos mtas dicas, desde q começamos essa busca por uma vida melhor há quase 2 anos.

No Dave Ramsey eu vi um post sobre coisas nas quais não devemos economizar. Eu penso mais ou menos como ele, tem mtas, mas MUITAS mesmo, coisas nas quais a gente pode e deve economizar. Mas outras não. Ele cita:

- papel higiênico (concordo totalmente);
- tênis de corrida (eu não corro, mas faz sentido e a Neanderthal pode explicar melhor);
- comida (não é pra comprar comida cara, mas comida de qualidade);
- roupa de cama (neste item eu incluiria o colchão, dormir mal prejudica a vida da gente como um todo);
- cadeira de escritório (se vc fica mtas horas no computador, não preciso explicar a importância desse item);
- talheres (não precisam ser de prata, mas vc pode ter talheres decentes, né?)

Mas no q podemos economizar? Eu citaria alguns exemplos:

- roupas - será q vc precisa mesmo daquela calça nova?
- cosméticos - fala a (quase) ex-viciada em creme hidratante pro corpo. Eu sei q realmente não preciso de potes e mais potes de cremes. Minha meta pra 2013 é usar o q eu tenho e investir em poucos e bons cosméticos, em especial pra pele do rosto.
- sapatos, acessórios... vale o mesmo q pra roupas
- produtos de limpeza - tem várias opções no mercado, dá pra pesquisar e comprar mais barato.
- eletrodomésticos - vc precisa mesmo daquela super tv de tela plana de 500 polegadas com 3D e sei lá mais o q? Reveja seus desejos de consumo. O mesmo vale pra carro zero km, nunca vale a pena comprar 0 (pesquise no google q ele te explica melhor).
- comer fora - eu e o noivo temos o péssimo hábito de sair mto pra comer na rua, e estamos tentando revisar isso, não só pra gastar menos, como tb pra cozinharmos em casa e comermos menos porcarias.
- lazer - pesar prós e contras... eu e o noivo não alugamos filmes em locadoras, baixamos tdo na internet, por torrent (seriados, filmes...). Então, qdo temos oportunidade, vamos ao cinema (aqui não tem, então qdo vamos a Porto Alegre aproveitamos), mesmo sendo caro (é bem caro, né? Sempre envolve ingressos, mais um refri, mais pipoca...).
- café (sim, voltamos a isso, acho q quase tdo orientador financeiro fala nisso... páre de tomar café na rua).
- revistas e livros - eu amo ler, amo livros, mas tem mta coisa na internet, em especial revistas, os sites são mto bons, então compre apenas ocasionalmente. O mesmo vale pra livros, tem mtos sites de trocas e vc pode pedir emprestado pros amigos e familiares, já q, provavelmente, não vai reler um livro. Assim, não compra e tb não entulha a sua casa.

E como quitar suas dívidas em 2013? Pesquisando por aí descobri o método bola de neve. Do ponto de vista financeiro (não q eu seja expert, mas já estou bem mais esperta), ele é ridículo. Mas do ponto de vista psicológico, faz tdo sentido e é mto eficiente, pq oferece um sistema de recompensa pra quem vai quitando dívidas. Pra resumir bem: vc lista todas - TODAS - as dívidas q vc tem. Depois vc organiza pelos valores: do menor, pro maior. E começa tentando quitar as de menor valor, enqto vai rolando as demais. Leva algum tempo, mas logo vc começa a se sentir bem por ir se livrando das dívidas e vai ficando mais fácil. Aqui vc tem esse método mais explicadinho, e tb o método q financeiramente falando é melhor.

Mas não importa qual método vc vai escolher. O q importa é vc decidir rever seus hábitos e passar 2013 sem dívidas. Logo vou poder dar mais dicas, pq aquele meu curso online de finanças pessoais começa dia 14/01. O q tdo isso tem a ver com a 4a fase? Ainda estou atrás de total controle das finanças domésticas, então tem tdo a ver.

E aí? Encara o desafio de se livrar das dívidas em 2013? E chegar lá em dezembro com um dinheirinho guardado? Bora!

Beijos da Taís.

Comentários
20 Comentários

20 comentários :

  1. Oi Thaís. Assim que eu decidí largar o escritório onde eu trabalhava e uma sociedade, a primeira coisa que fiz foi cancelar os cartões, quitar as dívidas e resolver todas as pendências para atravessar esse período sem o peso das cobranças.
    Não tenho mais as minhas reservas, mas não me decabelo como as minhas amigas que estão desempregadas.

    Eu adorei as dicas de alguns blogs que vcs indicam. Alguns são muito bons e de fato não devemos economizar na nossa segurança e qualidade de vida. É o que eu chamo de economica porca, porque pode custar muito caro depois. As perdas e consequencias não valem a pena.
    Nunca disse nada, mas eu também supervalorizo as minhas noites de sono. Meu travesseiro e meu colchão custaram caron(cama box da ortobom, com pilow sei lá do que, com travesseiros daqueles com espuma da nasa que eu não lembro o nome), mas todo mundo que deita na minha cama sabe o quanto é bom e vale a pena. Depois que ganhei noites de sono mais traquilas e confortáveis, eu passei a sofrer menos de insônia! Gastei uma grana boa, mas valeu tanto a pena que depois dei uma pra minha mãe de presente e minha irmã comprou uma pra ela!
    Estou com uma lista de objetivos para este ano. Será que é querer demais um salário de 10 mil dinheiros por mês com carga horária de 40 horas semanais? Quero que sobre tempo para me dedicar à minha família e praticar esportes! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é advogada e pode fazer esses concursos q pagam super bem! Torço por vc!
      Eu tb gastei uma nota num colchão com pillow, tecido de bambu, sei lá mais o q, mas nossa, faz a santa diferença, valeu cada centavo. Entendo totalmente o conceito de economia porca. Quem pode ir numa starbucks da vida (como nossas primas de SP), se deixar de tomar um café já paga o papel higiênico melhor. É ridículo economizar nisso. Melhor economizar no café. Depois compartilha seus objetivos, a gente adora essas listas! beijos da Taís

      Excluir
  2. Eu também quero juntar um dinheirinho este ano e ainda não sei bem como. Vão acabar os lanches e os pequenos-almoços no café e as compras desnecessárias.
    Força nessa sua vontade de mudança!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida! Qto tempo vc não comenta por aqui! Lendo seu blog sei q vc pode economizar em comer fora, como eu. E ainda vai ajudar na sua dieta! Beijos da Taís.

      Excluir
  3. hje dei sorte de achar um post seu, ando confusa com tantas colunistas...kkk... estou com a mesma meta que vc, mas acho que até o final do 1o semestre vou estar com tdo em cima! tomara! bjs e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrsrs eu e a mana até separamos os mails pra não dar mais tanta confusão, o dela agora é paula.6mesespramudar@gmail.com a agenda ficou assim: 2a post da Sandra, 3a post da mana (Paula), 4a post da Paula Coruja, 5a post meu (Taís) e 6a post da Marjorie. Tb vamos escrever de vez em qdo nos finais de semana. Eu vi seu post sobre economizar, espero q vc tenha entendido meu comentário, a meta de ir tda semana no banco é bem parecida com a minha de economizar notas de 2 reais, é meio infantil, sabe? Resolvi levar mais a sério. Beijos da Taís.

      Excluir
  4. Auhauhaa isso aí, viva a Pirataria! Brincadeira.. tb faço a mesma coisa com filmes, seriados e LIVROS! Namorido acha que é o fim da picada economizar com livros, mas e-books são muito eficientes. Eu tenho uma biblioteca agora com mais de 200 livros que eu não teria coragem de comprar.

    E continue assim, em breve acho que vou ler um post com o que vc comprou com o dinheiro que economizou rs.

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro livros, mas eles ocupam mto espaço, juntam pó... como vc disse: em ebook dá pra ter uma vasta biblioteca. Nossos planos, por enqto, não envolvem nenhuma compra, mas sim viagens pra 2013! =) Beijos da Taís.

      Excluir
  5. Ui, eu sempre fui muitíssimo organizada com finanças e créditos só mesmo o da casa. Não costumo comprar por impulso e penso sempre bem antes de comprar algo que só irei utilizar meia dúzia de vezes.
    Onde me perco é mesmo com livros para os filhotes ou pequenos miminhos para eles (mas mesmo isso é só 3 ou 4 vezes no ano por isso...não há grande perigo).
    Sou um bocado sovina no que toca a gastar dinheiro sem pensar e se não preciso mesmo...não compro.
    No entanto há algumas discordâncias no que se refere aos itens que que interessa ou não interessa comprar (na minha modesta opinião,claro):
    -itens a não ecomomizar:
    concordo com todos excepto talheres (desde que não sejam de plástico, mais ou menos todos servem para comer mesmo sem grande qualidade)
    -itens a economizar:




    - roupas - concordo
    - cosméticos - poucos mas com qualidade e só se vai aplicar mesmo
    - acessórios- concordo mas sapatos não concordo de todo. Cheguei a ter os meus pés deformados por calçado de má qualidade. Se andamos todo o dia em cima dos pés acho que devemos investir em calçado com um minimo de qualidade (só tenho 1 ou 2 sapatos por estação e os meus filhos o mesmo mas são de qualidade boa)e nunca chorei o dinheiro que dei por eles e os meus pés agradeceram.
    - produtos de limpeza -concordo salvo raras excepções como por exemplo a lexívia/água sanitária que uso na roupa (para limpezas tanto faz mas para a roupa convém uma boa)
    - eletrodomésticos -concordo em parte (só compro o que preciso mesmo mas invisto em boas marcas e com bom consumo para poupar na electricidade)
    - comer fora - concordo 100%
    - lazer - concordo e consegue-se fazer um programinha agradável em casa ou na zona sem gastar um tostão
    - café concordo 100%
    - revistas e livros -concordo 100%

    Desculpa o extenso comentário mas para poupanças ...estou eu mesmo (hihihi)
    beijocas linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre sapatos não quis dizer comprar sapatos baratos ou de má qualidade, mas sim cuidar a quantidade. Em geral a gente acaba comprando mais do q precisa, tenho várias amigas (inclusive eu mesma) q são "sapatólatras" e ficam jogando dinheiro fora em sapatos caros e de má qualidade (já fiz várias vezes, comprar aquele sapato lindo q aperta o pé ou q estraga depois de uma semana de uso). Sobre talheres, eu concordo com o Dave Ramsey, se vc comprar um bom jogo, vai durar mto tempo, é algo q não vai precisar ficar trocando com mais freqüência, se vc compra daqueles mais vagabundinhos, logo estragam, entortam... Quero ser mais controlada como vc, Su! Beijos da Taís.

      Excluir
  6. Oi Thais, com certeza eu vou embarcar nessa, esse ano sem dúvida vai ser um ano que eu vou zerar todas as minhas dívidas... (menos o meu carro q acabo em 2014.)

    bjs e boa sorte

    ResponderExcluir
  7. Thais, super legal suas dicas, estou tentando economizar e juntar uma graninha esse ano.
    eu não consigo baixar filmes na internet, qual o site você me indica?
    Desde já agradeço muiiiiiiiito, e te desejo toda sorte do mundo.
    Beijos
    Jack
    www.meucantinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jack, eu uso esse site de torrent: http://kat.ph/ Vc precisa baixar um programinha de torrent, e tb um q baixa legendas. Dá um trabalhinho. A mana conhece um q dá pra baixar já com legendas em português, depois a gente te passa. Beijos da Taís.

      Excluir
  8. Oiee!Adorei todas as dicas!Vou visitar estes links!Porque uma das minhas metas para 2013 é quitar continhas como viste lá no blog!Valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vc consegue! Se precisar de ajuda, estamos aí! Beijos da Taís.

      Excluir
  9. Oi, Taís!

    Estou decidida a chegar ao final desse ano ao menos com um saldo bancário razoável. Não vai ser fácil, terei de abrir mão de algumas coisas, eu sei, mas não há outro jeito. Pior é surgir alguma emergência e me pegar desprevenida, sem reserva alguma.

    Beijos. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensa q vale a pena guardar pra mais adiante. A gente nunca sabe qdo vai precisar. Beijos da Taís.

      Excluir
  10. Nossa, é difícil economizar nesses itens todos que vc citou, que "cabe" economizar, mas a gente tem que fazer uma forcinha. Eu já fui muito mais, digamos, esbanjadora, mas agora com orçamento curtíssimo e sem trabalho fixo, eu até já acostumei a fazer economia nessas áreas, hehehe. Pelo menos para isso a fase sem emprego fixo serviu, mas já estou louca que ela termine!
    O que eu consigo já há um bom tempo, é que não sobra muita grana para eu fazer o que eu gostaria, mas também não falta, sabe? Não fiz nenhuma dívida que eu não pudesse cumprir. Nisso me tornei até metódica demais, pq às vezes adio, adio, adio e depois nem tem mais graça fazer... mas faz parte, vivendo e aprendendo.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil, mas não impossível. Eu tb fiquei uma época desempregada e depois ganhando bem mal, então acostumei a gastar menos. E não se endividar já facilita pra poder juntar dinheiro. Obrigada pela visita! Beijos da Taís.

      Excluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!