sexta-feira, novembro 30, 2012

Algo que me mude


E aqui estamos nós na segunda semana.
Como a Taís comentou ontem, nos restam 25 semanas e 5 dias (hoje) para o final desta fase/etapa.

Contei pra vocês na semana passada que resolvi tentar a tal da Dukan. Aguentei somente 2 dias. E olha que tentei com todas as forças, mas meu organismo não aguenta tanta proteína animal não, viu? Confesso que fiquei bem chateada... Afinal, ouço tanta gente comentando sobre os ótimos resultados que consegue com ela e porque não pode funcionar para mim desse jeito também? Mas esse #mimimi todo durou pouco tempo.

Bem, voltei a fazer o que já funcionou para mim em outra época... Estou anotando tudo o que como e bebo durante o dia... Contar calorias, pontos, notas... Por falar nisso, estou usando um aplicativo que gostei bastante. Se chama Nutrabem. Se você é adepta a anotar tudo acho que vale a pena experimentar.

Ah, quase esqueci de comentar uma coisinha... Quando fiz o cálculo do peso ideal, para iniciar a Dukan, o resultado foi diferente do que eu imaginava... Apesar de ter colocado 52kg como meta para o final desta fase, meu sonho de consumo seria pesar entre 48 e 50kg. E não é que o resultado do cálculo da Dukan foi 54,6kg? Bem, de qualquer forma não mudei minha meta... Vamos ver se quando eu chegar nos 54,6kg mudo de ideia... rs

E como diz a frase ali em cima que escolhi pra dizer como estou me sentindo hoje: Por que esperar o dia 31/12 pra revisar minha lista de coisas para fazer em 2013? Por que não começar hoje?

Beijos com desejo de um ótimo final de semana!
Marjorie

quinta-feira, novembro 29, 2012

Conte as semanas!



Como é bom ter outras pessoas escrevendo conosco aqui no blog! Outros pontos de vista sempre podem ampliar nossos horizontes! Eu e a mana simplesmente adoramos a ideia da Sandra de contar o prazo da 4a fase em semanas! Achamos q fica mto mais fácil focar nos objetivos assim. E, como dissemos pra ela: vamos roubar a idéia.

Até dia 19 de maio de 2013, quando acaba nossa 4a fase, temos 181 dias, ou 25 semanas e 6 dias, pela frente, quase 26 semanas. Já passou uma semana, estamos na 2a semana, hora de ir organizando as coisas pra tdo ir seguindo seu caminho (de hj até lá: 24 semanas e 3 dias). Nós já fazemos esses desafios semanais, mas acho q vou reformular os meus pra terem mais a ver com os objetivos da 4a fase.

Quero contar pra vcs sobre um livro q tou lendo: Como encontrar o trabalho da sua vida, de Roman Krznaric. Esse é um dos livros lançados pela The School of Life (A Escola da Vida) de Londres, uma escola/projeto mto legal, idealizada por pensadores de diversas áreas. Como vcs sabem, essa questão profissional tem me incomodado mto, e é uma das minhas prioridades pra 2013. Esse livro caiu como uma luva pra mim.

O livro é cheio de perguntas, e vou copiar elas aqui, tb tentando respondê-las, como eu fiz com as perguntas da Christine Kane.

Pra os desafios semanais 2013, em especial em janeiro, quero focar mto no meu curso de finanças pessoais.

E pra terminar bem 2012, quero pegar firme na organização. Minha casa ainda tá mto desorganizada e não dá mais. O objetivo pro 31 de dezembro é chegar lá tendo me livrado das tralhas e tendo organizado tdo q precisava de organização em casa, ao menos. Por isso, os próximos desafios tdos terão q ver com meus objetivos:

Objetivos da Taís

Corpo
- entrar na calça 40;
- voltar a praticar boxe;
- fazer exercícios/boxe ao menos 3x na semana;

Mente
- dar um rumo pra minha vida profissional: encontrar algo que eu goste de fazer, q me pague bem, melhorar minhas qualificações;
- organizar, organizar, organizar.
- conseguir total controle das finanças domésticas.

Espírito
- meditar ao menos 5 minutos, todos os dias;
- continuar fazendo cursinhos esporádicos sobre coisas aleatórias (culinária, teatro)... ao menos 1 cursinho rápido no período;

Ainda estou planejando como fazer isso. Sobre os desafios de novembro, fizemos algumas coisinhas em casa, mas ainda temos q ir ajeitando mais. Não comprei o gaveteiro de escritório, pq estamos pensando em mandar fazer um móvel. As compras da casa ainda estão desorganizadas, mas chegaremos lá. Consegui ao menos fazer o inventário dos produtos de limpeza e acho q podemos passar uns bons meses sem comprar nada. Comecei a arrumar documentos, mas ainda não terminei. Peguei a cartinha do Papai Noel dos correios e cumpri o item 57 da lista de 101 Coisas! Agora preciso comprar o presentinho. Depois mostro a cartinha aqui.

Como disse aqui, essa lista de 101 coisas vai ser reformulada pra 2013.

Quem tiver sugestões, aceito tdas de coração!

Beijos da Taís.

quarta-feira, novembro 28, 2012

Sorteio de Natal 6 meses pra mudar



Olha só! A gente resolveu fazer mais um sorteio, pra agradecer pelas coisas boas que nos acontecem, pelos objetivos atingidos, pelos novos planos e, principalmente, pela companhia, comentário e incentivos que recebemos de quem nos lê e acompanha.

Montamos esse kit com muito carinho e esperamos q vcs gostem.

- um kit de esmaltes - pra lembrar sempre de ficar bonita (na foto)
- uma bolsa de pano - pra fazer compras mais conscientes (a mana vai tirar foto depois)
- um caderninho - pra anotar sonhos, desejos e objetivos (na foto)
- centella asiática - pra ajudar na dieta (sem contra-indicações, remédio natural que serve para evitar retenção de líquidos) (a mana vai tirar foto depois)

O sorteio vai funcionar assim:

pra participar, tem que seguir o blog  no Google Connect OU no twitter OU no facebook. Não precisa ser nos 3, mas tem que ser ao menos em um desses, ok? Mas quem quiser seguir nos 3, vamos ficar super felizes. E responder o questionário aqui, completinho.

Divulgaremos o resultado dia 20/12 (o sorteio será dia 19/12 - data de encerramento das inscrições) e mandaremos o mimo pelo correio pra vencedora em dezembro, logo após o sorteio.

Beijinhos da Paula e da Taís.

Eu sou terrível



Ai, eu sou terrível. Meu findi que era pra ter sido menos etílico foi regado a vinho português, chileno e Paulaner (ops, I did it again). Fiquei nessas de "não é sempre" e me entreguei. Talvez quando eu terminar o tratamento essa seja a solução: controle durante a semana e exageros moderados no findi. Digo isso porque a balança continua exatamente no mesmo lugar essa semana. Claro, menos pior do que poderia ter sido, mas ainda assim péssimo para quem determinou quanto quer estar pesando no próprio aniversário. Fico sempre achando que eu mereço compensações pelo estresse do meu dia a dia e caio em tentação (ou nem tanto. cheguei na casa da minha amiga determinada a não beber. até que ela mostrou o barril de Paulaner gelada. Quem gosta de cerveja sabe o quanto ela é boa e que não é sempre que a gente se vê diante de 10 litros de tamanha qualidade! hehehe).

Eu sei, minha culpa, minha culpa...


Tá, parei de me desculpar por isso. Agora vou me desculpar por me entupir de trabalho. Eu tinha prometido pra mim mesma não pegar nenhum frila até depois das férias. Mas daí vejo as pessoas precisando de ajuda e acabo topando. Semana passada e esta foram de correria total. Claro, por ótimas causas, mas com consequências nem tão boas. Fico mais ansiosa do que o normal quando tenho esse monte de coisas pra fazer e lembro quanto tempo faz que não tiro férias. Até acho que sobrevivi bem até agora, mas não é fácil. Enfim, tenho que melhorar.

A única coisa legal é que baixei um aplicativo para o celular para controlar as finanças. Parece bem bom! Já agendei minhas contas do mês que vem, hoje vou colocar o salário, o quanto tem na minha conta corrente e passar o mês de dezembro registrando tudo. Acho que vou ter um bom diagnóstico das minhas finanças depois disso.

Ah, e os emails tiveram efeito! Agora só falta achar uma data que todo mundo possa (aí é outra lenda, hehehehe).

Toda a mudança é um aprendizado. A gente aprende a caminhar, a gente aprende novos hábitos, a gente aprende a abandonar velhos hábitos. É só através de tentativa e erro. Muitos erros. Mas os erros servem de estímulo, de lembrança. Sei quais são os meus objetivos e vou tirar força do dedão do pé pra ir até o fim. Não é porque cedi nesse início que vou me entregar! Se minha meia semana não foi das melhores, a próxima será. Prometo voltar aqui na próxima semana cheia de sucesso! Vem comigo?

terça-feira, novembro 27, 2012

Iniciando a 2ª semana!



Oi!!!
Começando a segunda semana cheia de planos e metas.



A primeira semana foi meio conturbada. A semana foi quase que totalmente preenchida pelos últimos documentos pra levar pra Caixa sobre o financiamento da nossa casa. Corri feito uma louca e pra juntar papéis que não tinham quase nenhuma utilidade (Isso é o que mais desanima.). Acho que dessa vez, depois de 6 longos meses, deu certo. Pelo menos, não me ligaram pedindo mais nada desde ontem. hehehe
Assim que essa coisa toda acabar, posso começar a pensar em planejar o casamento. Apesar de que ele já está todo organizado na minha cabeça.

No fim de semana, fui visitar a mana e isso, por mais que eu adore, quebra a minha rotina, já que eu costumo fazer compras de mercado nas quintas.Nessa quinta, não comprei perecíveis por causa da viagem, o que vai me levar ao mercado hj ou amanhã pra garantir a continuidade da minha dieta. Tudo depende da nutri liberar minha dieta nova hj ou amanhã.



Hj de manhã, fui na nutri e, pra minha surpresa, no último mês, além de não engordar, emagreci 1 kg!!!! E ela acha ótimo que eu esteja perdendo peso tão devagar. Diz que isso cria uma memória nas células, possibilitando que o emagrecimento seja duradouro. Segundo ela, o emagrecimento rápido agride as células do corpo o que faz com que elas busquem desesperadamente a recuperação, o que acaba fazendo que recuperem todo o peso perdido e mais um pouco rapidamente. Vem daí o famoso e temido efeito sanfona. Fica a dica, pessoal: emagrecer bem devagar.

Nessa semana, protelei de novo a ida pra terapia. Podia ter ido na minha antiga terapeuta, mas não marquei. E olha que eu ando meio surtada... Problemas com a filhota, fichas que continuam caindo... Mas isso foi o que eu escolhi pra mim: fazer as fichas cairem de uma vez por todas e enfrentar isso. Acho que quando tudo estiver mais claro, minha vida vai ser melhor.

Minhas metas pra essa semana:
- Caminhar três vezes na semana por 40 minutos;
- Escolher uma terapeuta nova e marcar hora;
- Pesquisar sobre os cursos de finanças que a mana me indicou;
- Reorganizar a sala com a mobilia nova que compramos.

Isso além, é claro, de fazer as compras da semana, organizar o menu semanal com base na dieta nova.

E vc? Tá planejando o que pra essa semana?
Beijinhos,
Paula

segunda-feira, novembro 26, 2012

2o post da Sandra: Da 1a Semana




hábito
há.bi.to
sm (lat habitu) 1 Inclinação por alguma ação, ou disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela freqüente repetição de um ato.


Como era de se esperar, a 1ª semana houve vários tropeços, mas não me desanimei não, acho que funciona assim mesmo. Como diz o Sr Aurélio aí em cima; o hábito se instala com a freqüente repetição do ato.
E já li muito por aí que leva aproximadamente 21 dias para que ele se instale definitivamente!
O importante neste momento é não perder o foco com os deslizes, enfim o 1º passo já foi dado, a decisão já foi tomada e meu pé já está na estrada!!

RA
Consegui planejar o Menu Semanal, mas não listei os alimentos para feira/mercado, resultado? Não segui o que planejei. Outro ponto que preciso resolver é o fato de querer almoçar no meu trabalho; não possuímos cozinha, refeitório, nada do gênero... temos uma micro geladeirinha, ou seja, não posso levar alimentos que tenham que ser consumidos quentes!
Minha criatividade não vai além do óbvio: saladas e lanches frios!!! Dei um giro na internet, mas não encontrei muitas diferenças de opção. Alguém “sofre do mesmo mal” e já conseguiu variações? pode me dar umas dicas? (lembrando que é necessário  uma alimentação equilibrada sempre)

RF
Bem... não consegui começar a economizar ainda, mas... não fiz nenhuma nova aquisição!!! Sem gastos novos já é um bom começo!

Gestão do Tempo
Minha movimentação neste item se resumiu a leituras ao Blog da Thaís (sempre citado aqui), fiz algumas anotações, o próximo passo é colocar as dicas em prática, tarefinha para a semana que só ta começando!

Diversão/Vida Social
Tempo, tempo, tempo, tempo...

Profissional
Acho que meu grande passo foi buscar ajuda profissional!!! Sei que sozinha continuaria patinando, então comecei uma terapia breve com o foco na reorganização de carreira. Aos poucos vou contando para vocês como estou me saindo, ok?

Me
Ainda não me mexi!

É isso aí, 1ª semana já foi, que venham as outras 23!!! Bora seguir com a gente?

Beijos da Sandra C.

domingo, novembro 25, 2012

101 coisas em 1001 dias



Como a gente tinha dito no 1o post da 4a fase, uma das idéias é dar uma recauchutada nessas nossas listas de 101 coisas. Por isso, vou analisar minha lista atual com vcs aqui. Desde q fizemos a lista, já se passaram
Daisypath Friendship tickers

É, tudo isso. 1 ano, 2 meses, 5 dias. E nesse período, mta coisa mudou. Assim, alguns itens deixaram de fazer sentido.

O prazo da lista é 12/06/2014, ainda temos bastante tempo pela frente, então acho válido alterar alguns dos itens. Dos 101 itens, eu cumpri 19, cancelei/alterei 5, ou seja, faltam 82 itens. Vamos dar uma olhada?


  1. Entrar em forma (emagrecer e adotar uma atividade física continuada) - dentro dos objetivos do blog
  2. Voltar a fazer aulas de boxe (não tinha conseguido por falta de dinheiro e depois por preguiça)
  3. Aprender a fazer minhas unhas dos pés (veja aqui)
  4. Ir ao dentista de 6 em 6 meses (se eu não tiver nada q precise ir com mais frequência)
  5. Ir trabalhar sempre maquiada (não precisa mto: batom, máscara pra cílios e pó tá ótimo) - tenho ido quase tdos os dias, desde q comecei com a lista.
  6. Fazer uma máscara de hidratação nos cabelos pelo menos 1x no mês (tô cumprindo, tem na planilha)
  7. Tomar chá de malva e salsaparrilla todos os dias desisti disso e ainda não sei o q colocar no lugar...
  8. Ir a um quiropraxista (se der, com regularidade) - minhas costas vão agradecer!
  9. Fazer uma limpeza de pele - precisando mto!
  10. Ir ao ginecologista de 6 em 6 meses - tenho ido.
  11. Fazer massagens estéticas e/ou relaxantes ao menos 1x no mês (acompanhe na planilha)
  12. Fazer uma escova marroquina nos cabelos (veja aqui)
  13. Fazer acupuntura
  14. Tomar minha homeopatia regularmente eu não preciso mais, por isso, vou alterar para tomar suco verde no café da manhã por 15 dias.
  15. Ir em um dermatologista (cumprido em nov/12)
  16. Fazer tratamento dermatológico
  17. Escrever num diário, pela manhã, todos os dias por 30 dias
  18. Meditar todos os dias por 30 dias - tô indo pro 14o dia do desafio de meditação.
  19. Escrever diariamente no blog por 30 dias - pretendo fazer isso em janeiro/2012 - parcialmente cumprido
  20. Fazer as unhas uma vez por semana por 30 dias - cumprido em outubro/2011
  21. Tomar café da manhã de rainha, todos os dias, por 30 dias, antes das 8h da manhã (mas light, claro) - melhorei bastante nisso, mas ainda pode ficar mais saudável e mais farto.
  22. Fazer visto para os Estados Unidos
  23. Conhecer Buenos Aires - cumprido em novembro/2011
  24. Conhecer a Itália
  25. Conhecer a Turquia
  26. Conhecer a Islândia
  27. Conhecer Portugal
  28. Conhecer o leste europeu
  29. Ver neve, tocar na neve, fazer boneco de neve, andar de patins no gelo
  30. Visitar Paris no inverno (quem sabe no reveillon)
  31. Ir a pelo menos 4 shows
  32. Ir ao teatro pelo menos 5x durante o período do desafio
  33. Sair para dançar só com as amigas
  34. Fazer uma oficina literária
  35. Fazer uma lista com 101 coisas que me fazem feliz - essa aqui é um desafio! Comecei ano passado, cheguei numas 30 coisas, mais ou menos, e empaquei.
  36. Fazer um curso de corte e costura
  37. Organizar – jogar fora ou doar o que não for necessário - já foi bastante, mas ainda falta.
  38. Adotar um gato ou um cachorro
  39. Tirar roupas que não uso do guarda-roupa e doar - já foi mta coisa, mas ainda tenho pra dar.
  40. Pintar a parede da sala e arrumar a entrada da casa - cumprido em set/2012
  41. Engravidar
  42. Mandar fazer quadros pra minha casa  cumprido em nov/12
  43. Economizar uma quantia por mês (qualquer coisa tá bom, mas o objetivo é chegar em 10% do que eu ganho) por pelo menos 1 ano - tô economizando, mas ainda não cheguei nos 10%...
  44. Pagar minhas dívidas - falta apenas uma!
  45. Trocar meu notebook por um bem melhor!
  46. Comprar todos os meus perfumes preferidos - eu já comprei alguns, mais ainda quero mais...
  47. Comprar novas “roupas de baixo” - já comprei algumas tb.
  48. Comprar um carro compramos um usadinho já faz uns meses.
  49. Comprar ou ganhar uma jóia, mesmo que seja simples ou pequena - ganhei um colar daqueles chamados "ponto de luz" do noivo pelo dia dos namorados e aniversário de namoro
  50. Comprar uma chapinha pra cabelos - cumprido em outubro/2011
  51. Comprar uma câmera digital nova compramos uma nova agora em nov/12
  52. Concluir minha pós
  53. Andar de balão
  54. Ir pra Nova York
  55. Iniciar outra faculdade
  56. Conhecer meu escritor preferido pessoalmente
  57. Participar do Papai Noel dos Correios pelo menos um ano - atualizado em jan/2012 
  58. Comprar um apartamento lindo
  59. Participar de uma corrida/maratona (qq uma)
  60. Ser vegetariana por um mês - já tentei várias vezes, mas sou mto carnívora
  61. Organizar meus documentos (comprovantes, recibos, certificados) - comecei e ainda não terminei
  62. Usar todos os meus produtos de beleza antes de comprar novos - tô indo razoavelmente bem
  63. Ver o sol nascer numa outra paisagem
  64. Tomar um banho de cachoeira - cumprido em jan/2012
  65. Ir pra Bonito/MS
  66. Ter uma mini horta de temperos
  67. Comprar uma cama maior e melhor (bambu!)  - cumprido em out/2012
  68.  Fazer um mosaico de fotos na parede 
  69.  Ver todos os filmes indicados ao Oscar (no período) - se eu vi 2, foi mto...
  70. Guardar notas de 2 reais e depositá-las na poupança a cada R$50 - vou alterar porque está quase igual ao item 43 - out/12.
  71. Fazer um diário com fotos
  72. Fazer um diário de viagem usando um livro antigo - acho q vou alterar esse tb.
  73. Fazer um quadro de colagem com coisas que me inspiram
  74. Aprender a fazer pão
  75. Pintar minhas unhas usando 2 cores (como isso) - cumprido - veja fotos.
  76. Manter a depilação em dia
  77. Fazer pelo menos 15 receitas de um dos meus livros nesse período
  78. Fazer uma escalada
  79. Ficar um final de semana sem telefone, internet etc (voluntariamente)
  80. Fazer meu próprio livro de receitas
  81. Não tirar dinheiro da poupança
  82. Parar de tomar café (tomar só cafés especiais, eventualmente) - finalmente tô quase conseguindo, reduzi drasticamente meu consumo de café.
  83. Estudar e passar num concurso
  84. Passar hidratante no corpo todos os dias depois do banho por pelo menos um mês - já cumpri, olhe aqui, mas pretendo continuar.
  85. Ter um plano de previdência privada/seguro de vida
  86. Virar loira! rsrsrs
  87. Revelar fotos pra completar o álbum de fotos que meu namorado me deu
  88. Voltar a fazer minhas listas de tarefas
  89. Refazer meu currículo - comecei, alterei, mas ainda não tá bem do jeito q eu quero.
  90. Passar um final de semana num hotel na minha cidade, com meu namorado
  91. Comprar um box completo do House e assistir todas as temporadas - decidi q não é pra mim, vou alterar pra "fazer um tratamento pra celulite" - usar creme anticelulite durante 30 dias corridos (alterado em jan/2012) - cumprido dentro dos desafios do mês de maio/12
  92. Arrumar meu guarda-roupa e gavetas - comprar um guardarroupa novo - volta pra arrumar, pq decidimos reaproveitar um guardarroupa antigo da sogra
  93. Comprar roupas novas: peças chave que podem ser combinadas entre si
  94. Doar parte das minhas revistas e livros para uma entidade assistencial cumprido em maio/12
  95. Ir jantar em um restaurante muito chique com meu namorado
  96. Mandar fazer um vestido com o tecido que eu tenho em casa (e q tá lá desde 2009)
  97. Vender 2 coisas semi-valiosas que eu tenho e que me prendem ao passado
  98. Enviar cartões de natal aos meus amigos - 2011 (cumprido) - 2012 (cumprido) - 2013
  99. Fazer uma festa na minha casa
  100. Comprar um celular inteligente! rsrsrs (um samsung galaxy ou um Iphone) cumprido em maio/12 (comprei um samsung galaxy e tô mto feliz com ele) rsrsrs já não tô mais feliz com meu celular, quero outro!
  101. Fazer uma nova lista de 101 Coisas ao final do período desta lista
Se alguém tiver sugestões, eu vou adorar. Ainda estou em dúvida sobre quais novos itens incluir, mas tô trabalhando nos demais.

Beijos da Taís.

sábado, novembro 24, 2012

De onde viemos e para onde vamos?



Tirei essas perguntas de um material da Christine Kane. Ela sugere q vc tenha um diário de anotações relativas ao seu negócio, a mana poderia utilizar pra lojinha, e eu, mesmo sem ter (ainda) meu "business", achei q as perguntas servem bem pro começo da 4a fase.

São elas:

1) O q está acontecendo agora? Estou insatisfeita com meu trabalho, pensando em como poderia ganhar dinheiro de outra maneira, tentando recuperar minha saúde pra poder emagrecer e fazer atividade física.

2) Quais suas vitórias, lições e itens cumpridos até agora? Ter conseguido me organizar melhor, em especial financeiramente.

3) O q estou aprendendo neste momento? A ter mais paciência e a ser mais organizada.

4) O q está me desafiando? A questão profissional.

5) Quais são as 3 perguntas para as quais eu preciso de respostas? Hmm, q pergunta difícil! Acho q seriam: 1. o q eu realmente quero fazer? 2. isso é importante pra mim? 3. o q eu preciso pra colocar essa idéia em prática?

6) Se eu soubesse as respostas pra estas perguntas, quais seriam? (perguntinha sacana! rsrsrs) Preciso pensar muito mais a respeito disso...

7) Q habilidades, qualidades, força estou aprendendo ou usando agora? paciência, paciência, dedicação, organização, foco (tá difícil, mas tô buscando).

E vc? Consegue responder essas perguntas?

Beijos da Taís.

sexta-feira, novembro 23, 2012

Primeiros dias...



Não poderia começar esse post sem antes agradecer a Taís e a Paula por me convidarem para ser colaboradora na 4ª Fase. Meninas, estou empolgadíssima!!

E claro tenho que apresentar meus objetivos para vocês também, né?! Vamos lá?
CORPO 
*chegar aos 52kg *** aqui já tem assunto pra próxima semana também! 
* fazer alguma atividade física 5 x por semana 
MENTE 
*organizar minhas rotinas tanto no trabalho como em casa 
* praticar meu inglês 
* fazer alguns cursos voltados para minha área profissional 
ESPÍRITO 
* Meditar na Bíblia 
* Organizar atividades diferenciadas para a classe de adolescentes que cuido na igreja que frequento. 


Em alguns pontos comecei "fraquinha" nesta semana. Já em outros estou experimentando coisas que jamais me passaram pela cabeça. Eu explico, com relação ao corpo, não fiz a atividade física como planejado. Começarei minha rotina de caminhadas diárias (2ª a 5ª) na próxima 3ª feira dia 27. E agora vem a parte de que estou experimentando coisas que jamais me passaram pela cabeça... rs

Acreditem, comecei a fazer a Dieta Dukan! E vocês podem pensar que isso não tem nada demais... Mas para uma pessoa com grande tendência a ser vegetariana (só não sou vegetariana por causa do meu marido e filha) somado a AMAR frutas e carboidratos... Sempre relutei muito... mesmo vendo ótimos resultados em outras colegas dos Blogs. Não conseguia me imaginar sem frutas e carboidratos... mas principalmente não conseguia me imaginar só na base da proteína. Sei que os primeiros dias serão os mais radicais e com mais restrições... mas se Deus quiser consigo chegar firme até 2ª feira nesse "radicalismo" todo e vejo o resultado tão esperado na balança. 


Já com relação a mente, estou trabalhando na organização da minha rotina de trabalho nesta semana. Trabalho como freelancer e então não é todo dia que consigo cumprir meus horários... mas estou trabalhando nisso.

E o espírito? Estou lendo a Bíblia e meditando diariamente... e o mais legal é que maridão e filhota estão me acompanhando nesta tarefa!

Beijocas a todos que nos acompanham nesta fase!

Marjorie

quinta-feira, novembro 22, 2012

Resuminho da 1a semana da 4a fase



Q semana q está sendo ótima! Participações especiais da Sandra e da Paula Coruja dando um gás nas nossas metas!

Como falamos aqui, a gente tinha uns planos pra semana e tb pro 1o dia.:

Paula:
Lista de compras OK
- Compras OK
Planejar o almoço de amanhã e fazer OK
- Caminhar meia hora (se a chuva deixar) OK
- Fazer um bolo de aniversário pra minha sogra OK


Taís:
- ir ao banco atualizar meus dados cadastrais; OK
terminar um trabalho pendente; OK
- fazer inventário da minha despensa de produtos de limpeza e lista de compras;
marcar exames médicos; OK
- ver receitas de comidas pro natal. OK
Taís:

Eu Taís consegui cumprir quase tudo, menos o item inventário da despensa de produtos de limpeza. Ai, essas coisas domésticas são as q sempre me matam. Tb atualizei os desafios, já tenho alguns pra dezembro. Essa semana vou pegar uma cartinha do Papai Noel dos Correios e cumprir o item 57 da minha lista de 101 coisas.

Sobre os objetivos da 4a fase, me inscrevi num curso online sobre finanças pessoais! Assim, vou conseguir progredir em objetivos de mente e espírito com uma coisa só! Começa em janeiro e depois eu vou contar tdo pra vcs! E falando nisso, vou voltar praquele meu objetivo de zerar a fatura do cartão de crédito. Ando mto emocionada e gastadeira, e a fatura têm vindo cada vez mais alta. Tô conseguindo pagar integral, mas o objetivo é parar de gastar pra poder economizar! Quero 2013 com bastante dindim sobrando!

Paula:

Eu tb consegui fazer quase tudo na minha lista já naquele mesmo dia. Fiz a lista de compras, planejei o almoço, caminhei e pedi pro namorido comprar o bolo da sogra, já que não tive tempo de fazer. Eu conseguiria fazer tudo naquele mesmo dia, mas chegou um grupo de clientes quase no horário de fechar a loja e viraram a loja de cabeça pra baixo, olhando tudo. Fiquei até tarde atendendo eles, o que me tirou um tempo precioso praquele primeiro dia.


Ficaram faltando as compras e o almoço do dia seguinte. Bom, acabei improvisando o almoço e o improviso é inimigo do regime (pq não existe fast food light???), mas fiz as compras.

E olha que coisa boa: consegui seguir o meu plano de exercícios físicos pra essa semana. O objetivo da 4ª fase era praticar atividade física três vezes na semana, mas eu decidi começar aos poucos. Nessa semana, me programei pra caminhas duas vezes por trinta minutos (confesso que quase morri no primeiro dia). Na semana que vem, caminho 3 vezes e aumento um pouco o tempo. Quem sabe até consigo começar a correr, como eu queria desde o início.

Só continuo adiando o horário com a psico... Pq???

E vc? O que está achando da nossa quarta fase? Tb tá adorando as participações especiais
Conta pra gente.

Beijos da Paula e da Taís


quarta-feira, novembro 21, 2012

Por um novo começo



E aqui estou, Paula Coruja, no meu primeiro post aqui no 6 meses. Podem me chamar de Corujinha, apelido que eu mais que adoro. Uma vez consegui um emprego em um jornal, para trabalhar à noite, durante o plantão. Emprego de coruja, sabe? Por causa disso, até hoje tem gente que acha esse é meu apelido, mas não é, não. Sou coruja de família, mesmo. E adoro ser chamada e lembrada pelo sobrenome. Bom, estamos apresentados. Vocês também me encontram aqui falando sobre moda, beleza, literatura e tudo mais que eu conseguir pensar.

Oi, prazer, sou a Paula Coruja. 

Cerca de um ano e meio atrás eu me propus a mudar muitas coisas na minha vida. Minha vida coruja, no sentido de noturna mesmo, era uma delas. Mudei o horário do meu sono para conseguir mudar o resto: minha alimentação, o abandono do sedentarismo, o tempo para estudar e trabalhar menos. Passei 2011 me readaptando, mudando tudo o que incomodava. Foi o ano para adquirir disciplina para mudar principalmente a primeira parte do que era necessário. Em 2012 resolvi me desafiar. Prometi e cumpri: parei de fumar, botei estudos em dia, li mais. Aqui vocês conferem a lista preliminar que fiz no meio do ano do cumprimento das promessas.

Foi essa lista que motivou a Taís e a Paula (xará!) a me chamarem para um novo desafio: começar uma nova lista de metas. Como a vida sem desafio não tem graça, topei. Confere aí:


Corpo 
Manter a dieta e chegar em 17/01 com 70kg - sempre acho temeroso colocar um peso específico, mas acho que chegou o momento de conseguir ultrapassar o platô e ser mais ousada

Manter ritmo de exercícios físicos em quatro vezes por semana, pelo menos.

Mente 
Estudar um novo (ou velho) idioma - cada vez que penso que não consigo mais ler quase nada em chinês tenho vontade de chorar. Ao mesmo tempo, adoraria fazer francês, nem que seja um básico para leitura. Então essa é a hora. Um dos dois idiomas vai ter que virar rotina de estudos em casa.

Retomar as antigas médias de leitura - pelo menos dois livros por mês da categoria "livros para relaxar".

Guardar pelo menos 10% do meu salário todos os meses

Férias, férias, férias - tem alguns anos desde a última vez que tive férias. Dessa vez elas tão agendadas. A meta é abandonar o "workaholicismo", desligar o celular e relaxar de verdade. Sem pegar nenhum frila nesse tempo (é bem mais difícil do que vocês imaginam!)

Espírito
Retomar contato com alguns amigos e tentar encontrá-los com maior frequência - a gente corre tanto, tanto, tanto que quando a gente vê o tempo passou. Tenho amigos que amo que simplesmente não vi esse ano. Isso não pode acontecer de novo.

Procurei ir numa rota realizável. Já acho que ousei ao estabelecer um número para o peso que quero ter até o meio de janeiro, mas é uma ousadia necessária. Hoje é recém quarta, então fica complicado de avaliar a lista, mas assim:
- segunda e terça fui à academia e fui correr de manhã;
- comecei a ler um novo livro;
- mandei um email para restabelecer contato com uma amigona;
- recebi a fatura do cartão de crédito e fiquei feliz pq mês que vem acho que vou conseguir guardar até mais de 10%.

Claro, é cedo para avaliar. Mas estou feliz. Feliz pelo convite, feliz pelo espaço, feliz por conhecer vocês, feliz por poder trocar mais de perto com quem também faz um esforço diário por disciplina e mudanças radicais. Semana que vem volto para falar mais sobre isso.

Se quiserem me escrever, meu email é paula.coruja@gmail.com. Tou sempre ali pelo Twitter também! E a caixa de comentários também está abertíssima! Vamos conversar!

Até quarta que vem!

Beijo,

Paula Coruja

terça-feira, novembro 20, 2012

1o post da Sandra: Das mudanças todas




Quem nunca se pegou imaginando sua vida diferente? Eu já perdi as contas das vezes que fiz isso; das resoluções de fim de ano, de começo de semana, de fim de relacionamento, enfim ... O que acontece que a vontade se perde no meio do caminho? Não, ela não se perde pelo caminho, de duas uma; ou a vontade não era sua realmente ou vc é preguiçosa/procrastinadora. Eu me enquadro na 2ª opção! E vc?
Quero mudar muita coisa, mas a verdade é que essas mudanças chamam a responsabilidade para mim sobre a “minha” vida, e não é fácil assumir que os fracassos estão diretamente ligados as escolhas e posturas que tomei diante de algo.
Talvez esse seja o ponto chave da questão; querer ou não assumir as rédeas.
Eu quero! Eu quero ser mais consciente e madura, eu quero atitudes, posturas e escolhas mais positivas e é nessa estrada que eu quero me empoeirar.
Com esse sentimento crescente de que sim, eu posso fazer alguma coisa por mim e para mim, e cheia de vontades autênticas é que assumo este compromisso de caminhar ao lado da Taís e da Paula nesses desafios pessoais.
Já faz um bom tempo que acompanho o 6meses, me identifico muito com o que as meninas escrevem, acho que será uma experiência muito positiva, com trocas  de experiências e de carinho, muita mão estendida e puxão de orelha se precisar!
Quem vem com a gente?

Meus desafios pessoais pra 4a fase:

Saúde
Fazer minha RA (reeducação alimentar) :
Esta é uma tarefa polivalente: inclui fazer Menu Semanal, preparar as refeições para casa e para levar ao trabalho. 

Dinheiro
Fazer RF (reeducação financeira):
Outra tarefa polivalente: economizar 2 mil pilas, anotar todos os meus gastos e comprar somente  a vista. (aimeudeus!)

Gestão do Tempo
Organizar o dia seguinte todos os dias!
Implantar rotina de limpeza na casa.

Diversão/Vida Social
Viajar ao menos 1 vez neste período (não vale visita a casa dos meus pais)

Profissional
Conseguir definir uma direção; mudar de emprego? concurso? outra facu? especialização? abrir um negócio?

Me
Ir a um show de um artista que eu ame!!!!
Fazer curso básico de auto maquiagem
Fazer maratona de clássicos (filmes)

Que venham as mudanças!

Beijo gigante,

Sandra C.

segunda-feira, novembro 19, 2012

Seja dada a largada para a 4a fase! Em busca de realização!



Viva! Começa hj a nossa 4a fase, com 3 participações especiais! A gente não podia estar mais felizes! Além disso, o blog tá chegando aos 500 acessos diários e vimos q temos leitores até no Japão! Só sentimos falta de mais comentários por aqui, por favor, fiquem à vontade, aceitamos críticas, sugestões, respondemos dúvidas, trazemos a pessoa amada de volta em 7 dias... rsrsrsrs

Sobre as participações especiais: a Sandra ficará responsável pelos posts de 2a feira, mas essa semana, excepcionalmente, o 1o post dela sai amanhã. Quarta-feira tem post da Paula, do Bolsa de Pandora, e na 6a feira tem post da Marjorie do Um Novo Começo. Elas ficarão aqui com a gente, contando a evolução dos objetivos delas, até o dia 19/05, quando acaba a 4a fase. Nesse meio tempo, tem Natal e Ano Novo, mas vamos tentar manter o ritmo de posts, talvez com uma semaninha de férias para as festividades de final de ano.

Tb está nos planos uma reformulação das nossas listas de 101 coisas, umas novas metas pro ano de 2013, um layout novo pro blog e talvez um domínio próprio!

Pra começarmos bem a nossa quarta fase, fizemos alguns planos pro primeiro dia:

Paula:
- Lista de compras
- Compras
- Planejar o almoço de amanhã e fazer
- Caminhar meia hora (se a chuva deixar)
- Fazer um bolo de aniversário pra minha sogra


Taís:
- ir ao banco atualizar meus dados cadastrais;
- terminar um trabalho pendente; OK
- fazer inventário da minha despensa de produtos de limpeza e lista de compras;
- marcar exames médicos; OK
- ver receitas de comidas pro natal.

Boa sorte pra nós e pras nossas convidadas.
E vc? Quer compartilhar conosco seus objetivos tb? Vamos adorar saber.

Beijos da Paula e da Taís





domingo, novembro 18, 2012

É amanhã!!!!



Na véspera da nossa 4ª fase, deixamos uma msg pros nossos leitores:


Pq o novo precisa de espaço. Bora deixar espaço na nossa vida pra todos os sonhos que nós vamos realizar nos próximos seis meses.

Seis meses pra mudar! Vem com a gente!

Beijos da Paula e da Taís

sexta-feira, novembro 16, 2012

Como ganhar dinheiro?



Sei q já escrevi um post com esse mesmo título aqui... cadê? Ah, achei, esse aqui. Acho q tdo mundo quer saber isso, né? Os q sabem, tão ricos milionários já. E a gente aqui, ralando, ralando... ê vida!

O post com mesmo título é do ano passado e minha situação financeira melhorou bastante desde então: me organizei, troquei de emprego, consegui economizar... mas ainda não tá bom. Mta gente opta pelo concurso público, mas eu acho q esse não é o caminho. Vc pode até ganhar melhor, mas está sempre limitado àquilo ali. Cadum, cadum, tô falando, mas me inscrevi num concurso q tem prova em dezembro e vou tentar estudar. Seguir as dicas da minha xará. Vamos ver, talvez seja um começo pra outra coisa.

Mas pq essa coisa do dinheiro de novo?

Eu tenho uns vizinhos interessantes. Eu não sei, acho q não trabalham, não consegui descobrir o q fazem. Estão sempre passeando com os cachorros, e eles não são idosos, não. O prédio onde eu e o noivo moramos é até um dos chiquezinhos da cidade, o aluguel não é dos mais baratos, condomínio meio caro e tal. E esses 2 caras me intrigam mto. Quero saber do q vivem, do q se alimentam, será q mostra no Globo Repórter?

Outras pessoas assim me intrigam: gente q corre no parque às 10 da manhã de dia de semana, por exemplo. Outro dia fui ao médico e passei pelo parque da cidade, cheio de gente caminhando, correndo, gente não idosa (pq o idoso vc assume q é aposentado e não pensa mto a respeito). Como vivem? Trabalham? De onde vem o dinheiro? Pq é uma vida assim q eu quero: fazer meus horários, ir correr às 10 da manhã se me der na telha. E quero descobrir como fazer isso.

A mana tem a lojinha e se mata de trabalhar. Tem só uma funcionária e mtas vezes não consegue dar conta do recado. Às vzs fico meio assim de ter um negócio próprio por causa disso, vejo o qto ela rala. Vc fica meio escravo da coisa. Talvez eu esteja vendo a coisa do ponto de vista errado, mesmo virando "escravo", ao menos vc tá trabalhando pra vc mesmo.

É uma das coisas q eu quero pensar pro ano q vem. Mas se alguém aí sabe como faz pra ganhar dinheiro fácil, me avisa, viu? E vou jogando na mega sena enqto isso! rsrsrsrs

Beijos da Taís.

quinta-feira, novembro 15, 2012

Ainda sobre dieta...






É, gente, Paulinha aqui segue nessa vida de dieta.

Depois de uns dias negros em que eu tinha vontade de devorar o mundo, parece que a coisa está se acalmando de novo.  Esse é o mal de fazer dieta: se vc emagrece rápido, corre mais risco de engordar de novo; se emagrece devagar, se cansa da dieta.  Acho que é foi isso que aconteceu comigo: cansei de fazer dieta.

Afinal, estou no terceiro mês. E essa minha dieta ainda é cansativa pra mim que como sempre em casa porque tem que ficar variando os alimentos. Como eu disse no início, me obriga a ficar bastante tempo na cozinha.

Mas é o jeito. Não existe fórmula mágica. E eu não quero emagrecer rápido pra engordar tudo de novo. Quero permanecer magra.

Para evitar os dias negros que eu mencionei acima, descobri que o radicalismo da minha dieta tem que incluir tb comer tudo o que a nutri coloca no cardápio. Acontece seguido de eu não comer o feijão, por exemplo, pq não cozinhei e isso influencia na saciedade. Se eu não como tudo o que ela manda, fico com fome antes do tempo, o que aumenta a probabilidade de deslizes.

A minha dieta é trabalhosa, mas, qdo eu sigo direitinho, não sinto fome. Esse é o segredo pra eu atingir a minha meta.

Como eu esperava voltei um pouquinho no peso. Na semana passada, pesei 64,2 Kg, ao invés de 63,8 Kg. Agora, preciso me manter no rumo. Falta tão pouquinho pra atingir meu objetivo.

E vc? Satisfeito com o seu peso ou me acompanhando na dieta?
Beijinhos,
Paula

quarta-feira, novembro 14, 2012

“O lado escuro da lua”



                                             
Sempre tem alguma coisa errada
Às vezes o que sobra é o que nos falta
Algo que não vemos não sentimos
Tudo que não temos mas nós fingimos

Eu quase fiz o que eu queria
Eu quase tive algo que eu podia
De novo esse quase, esse sempre, esse nada
Comigo nessa longa e tortuosa estrada

(refrão)
Correndo como um louco 
Falta sempre muito pouco
Pra se perder a razão

De olhos fechados 
No meio da sua rua
Sonhando acordado 
No lado escuro da lua

De olhos fechados 
No meio da sua rua
Sonhando acordado 
No lado escuro da lua

Copo meio cheio, copo meio vazio
O corpo só esquenta quando o ar é frio
Não quero me lembrar que não faz sentido
Nem me arrepender de não ter vivido

A vida é longa, a vida é curta
Quando todos falam e ninguém me escuta
Cegos que não sabem para onde vão
Aqui está mais um nessa multidão

(Refrão)
Correndo como um louco 
Falta sempre muito pouco
Pra se perder a razão

De olhos fechados 
No meio da sua rua
Sonhando acordado 
No lado escuro da lua

De olhos fechados 
No meio da sua rua
Sonhando acordado 
No lado escuro da lua

Eu tinha sede me deram gasolina
Não peço nada me dão menos ainda
Acho que não entendi direito 
A perfeição do imperfeito
Eu me queixo 
Eu me arrependo
Eu me revolto 
Eu me rendo
Querendo o que não podia ter sido 
Ser feito de aço e não de vidro

(Refrão)
Correndo como um louco 
Falta sempre muito pouco
Pra se perder a razão

De olhos fechados 
No meio da sua rua
Sonhando acordado 
No lado escuro da lua

De olhos fechados 
No meio da sua rua
Sonhando acordado 
No lado escuro da lua

Link: http://www.vagalume.com.br/capital-inicial/o-lado-escuro-da-lua.html#ixzz2C6IiXpdA

Os grifos são meus.


Me identifiquei mto qdo ouvi essa música. Acho que é uma música que fala do mundo atual e das expectativas que a gente tem da vida. Essa sensação de que a gente fica sempre no quase: quase consegui, quase cheguei a tempo, quase fui feliz. E a gente segue vivendo de expectativas, com a impressão de que não se consegue nada de verdade.

Quem nunca sentiu isso?

E aquele outro trecho que diz sobre as coisas que a gente faz e parecem não ter nenhum sentido? Aquela crença que a gente tem (e eu mesma mencionei isso várias vezes aqui) de que tudo depende da maneira com que vc olha as coisas (“copo meio cheio, copo meio vazio”). Até que ponto isso não é posto na cabeça da gente pra nos contentarmos com o quase?

No final, mais expectativas. Quando a gente precisa de alguma coisa, nos dão outra completamente diferente ( e há quem diga que devemos ficar felizes pq, ao menos, ganhamos alguma coisa). E, quando se pede o que se precisa, parece que o mundo ainda é mais cruel, e daí mesmo que não recebemos nada, como se pedir fosse pecado.

Quem nunca sentiu isso que atire a primeira pedra. Hehehe

E há tanto de verdade nisso tudo. Tem horas que a gente perde a vontade de viver nisso tudo, né?
Mas, sabe, acho que isso tudo é resultado da nossa falta de atitude, do nosso comodismo diante da realidade que não nos agrada.  E, quando agimos, somos motivados por um desespero tal que torna mto mais fácil “colocarmos os pés pelas mãos” como se diz e tomarmos a atitude errada. Como eu e a mana estávamos tão desesperadas qdo começamos esse blog que mal conseguíamos saber aquilo que realmente queríamos, entende?


Outro exemplo foi aquela situação do boneco da copa em Porto Alegre. O povo revoltado saiu agredindo o tal boneco, como se agredir o símbolo de alguma coisa pudesse agredir a própria coisa que os incomoda. Não sei se vcs concordam comigo, mas eu acho que o caminho não é esse.

A vida da gente e o nosso mundo precisam de mudanças profundas. Acho que disso ninguém duvida. Mas isso deve ser feito com ações eficazes, que atinjam o seu objetivo.
E começa na nossa própria vida.

Como vamos mudar nossa realidade, se eu ouvi uma pessoa outro dia dizendo que pra ela emagrecer só se nascesse de novo? E olha que ela não tem problemas de saúde, nem obesidade mórbida. Uns poucos quilinhos fariam toda a diferença, mas a pessoa nem quer tentar.

As pessoas, hj em dia, não querem ter trabalho. Acham bonito culpar a burocracia, enqto não entendem que boa parte da burocracia é pra nossa própria segurança. Não se leva mais nada a sério. Não se assume responsabilidade.


Usando uma metáfora bem simples, citada pelo namorido: “Pra chupar a laranja, tem que descascar primeiro.” Nada vem sem esforço e trabalho e, infelizmente, nós teremos que trabalhar mais pelo mundo por causa do descaso de outras pessoas. Talvez nossos filhos tenham que trabalhar mais ainda.

Eu vou ensinar a minha filha a lutar pelo que quer, a não desistir, a morrer na peleia.
Bora levantar da cadeira e ir a luta, minha gente! Dá trabalho, mas vale a pena.

E vc? O que tem feito pra mudar sua vida e o mundo ao seu redor?
Beijinhos,
Paula

terça-feira, novembro 13, 2012

4 estratégias pra construir uma motivação duradoura (e como usá-la para atingir seus objetivos)



O Life Hacker é um site bem legal q o meu noivo gosta de ler. Vi esse artigo lá e achei q é perfeito pra nós! Ainda mais agora q nossa 4a fase tá aí, quase começando.

O texto é do Michael Mantell e acho q cai como uma luva pra quem quer dar um gás nesse final de ano e ir atrás de coisas boas em 2013.


Quando se trata de motivação, especialmente para a saúde e fitness, ser "pra dentro" ou "pra fora" pode fazer toda a diferença. O "pra dentro" que eu estou falando é a "motivação intrínseca", ou uma força para conseguir as coisas que vem de dentro de uma pessoa e não é motivada por recompensas externas. Este é o tipo de motivação que pode levar a melhorias de mudança de vida e bem-estar.

Recompensas externas (como elogios, vestir uma roupa um tamanho menor, ou ganhar uma corrida) podem fazer uma pessoa começar, mas a longo prazo a motivação depende dos valores da pessoa e seus processos para alcançar metas.

Quando se trata de saúde e bem-estar, motivação interna envolve enfatizar saúde atual e felicidade em vez de idéias sobre a futura saúde, fitness, e imagem positiva do corpo. A fim de serem sustentados, hábitos de exercício e vida saudável precisam ser relevantes para a vida de uma pessoa hoje e não para cumprimento de metas de longo prazo. Advertências vagas sobre saúde (ou falta de saúde) futura são menos motivadoras do que o tangível, o sentimento pós-treino de "Ahhh, eu estou tão relaxado agora. Preciso fazer isso de novo!"

Este tipo de força que move nossas correias internas pode não vir naturalmente para todos nós, mas a boa notícia é que pode ser aprendido.

Crenças de auto-sabotagem: O Desafio

Muitas pessoas que não trabalham fora regularmente pode recitar uma lista de razões pelas quais elas não estão motivadas a se exercitarem, desde de não compreender os benefícios da atividade física até pensamentos como "estou muito ocupado", "Eu estou envergonhado pela minha aparência"," o exercício é chato ", e assim por diante.

As pessoas que possuem esses (falsos) mitos de auto-sabotagem muitas vezes acreditam que o exercício não importa, não gostam de exercícios, ou simplesmente não têm interesse em fazê-lo. E, realmente, quem pode culpá-los? Quem poderia ser inspirado para iniciar uma atividade física com pensamentos negativos correndo por sua cabeça? A pessoa tem que acreditar que fazer exercício é algo de valor, a fim de construir a motivação para fazê-lo.

Construção Sustentável da Motivação: Quatro estratégias

Na minha experiência de trabalho com famílias, atletas profissionais, entusiastas, e executivos de empresas e equipes,  eu aprendi que há quatro estratégias que as pessoas usam para criar motivação sustentável: auto-eficácia, FIT ou PFI - Pensamento Racional, Metas Mais Inteligentes e Contratos consigo mesmo. Vejamos o que são essas estratégias, uma a uma:

Auto-Eficácia
Uma pessoa com alta auto-eficácia acredita na sua capacidade de executar uma tarefa e alcançar metas. Tal pessoa pode ter padrões de pensamento como isto: "Eu tenho certeza da minha capacidade de atingir as metas que estabeleci para mim mesmo", "Eu acredito que se eu trabalhar duro, vou ser bem sucedido", e "eu posso me  mover em outra direção para alcançar meu objetivo, se um obstáculo bloqueia meu caminho". Essas crenças são os preditores mais fortes e consistentes de comportamento de pessoas que se dedicam aos exercícios físicos. Uma pessoa não vai pegar 35 quilos de halteres ou até mesmo um de cinco quilos, se acreditar que não pode, que não consegue. Em contraste, uma pessoa que acredita na auto-eficácia, tem mais chances de que fique com um programa de exercícios e torne-o um hábito para toda vida. Há três maneiras de construir a auto-eficácia:

Garantir o sucesso precoce. Para começar, escolha atividades que você tem certeza que pode fazer com sucesso. Se seu objetivo for se exercitar, comece com uma caminhada de quinze minutos, um conjunto de exercícios de treinamento de força com um peso que você pode levantar confortavelmente oito a dez vezes, ou alguns alongamentos suaves. Da mesma forma, se você estiver querendo ter uma rotina de exercícios para o próximo nível, comece pequeno, digamos, aumentando o tempo ou os dias da caminhada, ou o tamanho do peso que vc levanta, gradualmente até o nível de intensidade que você é capaz, alcançando mais e mais.

Assista outros terem sucesso na atividade que você quer tentar. Isto é particularmente eficaz se a pessoa que você está observando é semelhante a você: vizinhos, amigos, colegas de trabalho e companheiros de academia são boas opções. Testemunhando seus sucessos pode aumentar o seu nível de auto-eficácia própria.

Encontre uma voz de apoio. Personal trainers e treinadores são hábeis em dar incentivo adequado, como são bons amigos (geralmente). Basta ter a certeza de que o feedback é realista e focada no progresso que você está fazendo em vez de comparar você com os outros.

Pensamento fundamentalmente Independente (FIT) / Pensamento Racional
Um pensador fundamentalmente independente entende que nada torna uma pessoa chateada, com raiva, ou deprimida, mas sim, o que uma pessoa pensa sobre as coisas que acontecem é que determina como elas se sentem. Como Henry Ford disse uma vez: "Se você pensa que pode ou pensa que não pode, você está certo." Não há motivação sem este importante "jogo interno".

Mas as pessoas não nascem necessariamente pensadores FIT. Em vez disso, nós temos que aprender a sermos racionais, mesmo em face de crenças negativas. Mensagens internas negativas, ou "pensamentos automáticos negativos", podem agir como obstáculos à motivação e estabelecimento de metas. Exemplos de pensamento destrutivo incluem:

Sentimentos de inadequação. "O raciocínio emocional" significa que se uma pessoa sente alguma coisa, ela automaticamente assume que deve ser verdade ("Eu me sinto como um perdedor, então eu devo ser um").

Previsões de fracasso. Ler a sorte nada mais significado que uma pessoa fazer previsões usando o seu medo, ou evidências falsas aceitas como se fossem verdadeiras ("eu sei que vou fazer papel de bobo na frente de todos na academia quando tento levantar pesos, e eu vou falhar" ).

Leitura da mente. Uma pessoa assume que as outras pessoas estão reagindo negativamente a ela quando não há nenhuma evidência para essa suposição.

Para expulsar esses pensamentos negativos, faça os seguintes tipos de perguntas:

Qual é a evidência a favor e contra o que eu estou pensando?
O que eu iria dizer a um amigo na mesma situação? Se eu não iria dizer a eles o que eu tenho a dizer a mim mesmo, então por que estou dizendo isso para mim?
Se um pensamento me faz sentir mal ou abandonar um estilo de vida saudável, então por que não posso parar de pensar isso?

Metas MAIS INTELIGENTES
Podemos eliminar a inconsistência de nossa saúde e bem-estar, fazendo planos de metas que são mais espertos (específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas, pontuais, desenvolvidos com entusiasmo, e que tenham a ver com recompensas). Acordar de manhã e pensar: "Eu estou indo para trabalhar hoje", é menos eficaz do que chegar com um plano específico e acionável ("Eu vou para a academia às 8:30, fazer 15 minutos de esteira, em seguida, fazer três séries de oito repetições de supino com barra, etc). Quanto MAIS INTELIGENTES forem as nossas metas, mais propensos estaremos a cumpri-las.

Contratos de Compromisso
Pode ser particularmente difícil sustentar rotinas de nutrição ou exercício em época de feriados e festas de final de ano. O campo da Economia Comportamental oferece algumas estratégias para ajudar a aproveitar motivação externa e interna. A idéia é baseada em "contratos de compromisso", que são exatamente isso: uma pessoa se compromete a uma mudança de comportamento e, em seguida, estabelece um "contrato" (com um parceiro, um amigo, ou mesmo numa lista do Facebook), pela qual há alguma conseqüência (geralmente monetária) se pessoa não conseguir alcançar seu objetivo. A idéia é que o desejo de evitar a conseqüência ajuda a manter as pessoas mais comprometidas com o sucesso.

Resumindo

Sem motivação intrínseca é difícil, se não impossível, desenvolver a motivação duradoura. Por acreditar em si mesmo, pensando racionalmente, definindo metas MAIS INTELIGENTES, e usando contratos de compromisso, você está no caminho certo para cruzar 2013 com motivação suficiente para alcançar todas as suas resoluções de Ano Novo com sucesso a longo prazo.

Bora correr atrás dos nossos sonhos e objetivos?

Beijos da Taís.

segunda-feira, novembro 12, 2012

Novidades sobre o pânico e a procrastinação



Minha xará vai ficar super decepcionada comigo, mas eu não escrevi o artigo da pós... e o prazo final (será mesmo?) era hj. Eu tô com uma raiva q nem sei dessa FFQ (Faculdade Fundo-de-Quintal, como diz meu noivo), pq é mta bagunça. Pra vcs terem idéia, não consegui descobrir em qtas vias o raio do artigo tinha q ser entregue. E ainda tô tentando ver se o prazo pode ser prorrogado. Não informam nada, ninguém sabe nada... fica a dica: qdo for fazer um curso, escolha uma escola conceituada, não peguem o curso mais barato, como eu fiz. Apesar de alguns bons professores, a coisa foi bagunçada o tempo inteiro, não tivemos mtas aulas, professores foram substituídos...

Tb não consegui atualizar mais dias do desafio de meditação, mas vão ficar tdos na etiqueta meditação, pra quem quiser. Ao menos isso tô fazendo direitinho.

Mas agora vou às desculpas pro meu comportamento leviano... como eu tenho falado faz tempo, desde q me mudei minha casa anda o caos, mta caixa, mta bagunça, e eu com essa coisa da anemia não tenho tido mto ânimo pra fazer as coisas. Então q já faz um tempinho q estamos na casa nova, mas tdo ainda está longe de estar organizado. Tb só temos uma mesa, q é onde comemos, estudamos, e q tava virada numa montanha de livros e papéis jogados. Então eu não tinha como fazer meu artigo. É, bem assim. Não tinha como. A desculpa da procrastinadora.

No final de semana arrumamos bastante, e eu fiquei simplesmente exausta. No final do dia não conseguia nem me mexer direito, e como estava mto quente, achei q fosse desmaiar. Foi super cansativo mesmo e no domingo eu fiquei só descansando. Espero q ano q vem eu tenha mais saúde pra implementar meus projetos.

Tô fazendo mtos planos pro ano q vem, mas não vou compartilhar agora pq tenho mto q pensar. O desafio de meditação tem sido mto bom, recomendo! Segunda q vem, como a mana disse, começa nossa 4a fase e teremos participações especiais. A já confirmada Marjorie e talvez mais ainda duas leitoras. Queremos mta gente participando, na vdd. Se vc tiver interesse, manda mail pra nós! 6mesespramudar@gmail.com

E vc? Tá pensando em objetivos de ano novo? Ainda tem pendências pra resolver antes q 2012 (e talvez o mundo rsrsrsrs) acabe?

Beijos da Taís.