sexta-feira, setembro 28, 2012

Organizar a vida em 7 dias - dia 5: listas de tarefas



Clica na imagem pra imprimir ela grande e usar pra fazer sua lista!

Continuando nosso desafio de uma semana pra organizar a vida, hj o tema são as listas de tarefas.
Esse post eu e a mana vamos escrever juntas, pq cada uma tem seu jeito de fazer e queremos compartilhar.

Taís

Bom, eu gosto de usar o Astrid no celular pra tarefas, mas tb anoto a mão. Preciso confessar uma coisa: sou uma desorganizada! rsrsrs Tenho uma mania péssima: eu pego folhas de rascunho, dobro no meio, e vou anotando coisas! Aí acabo cheia das folhas de papel, nada com ordem. Estou tentando anotar coisas no Google Tasks e na agenda de papel, para parar com essa coisa do papelzinho. Mas tb uso post-its. Esses são bons pra lembretes, né?

Mas eu sou terrível pq fico fazendo anotações espalhadas, é um vício q eu preciso exterminar, de uma vez. Os desafios, p.ex., deveriam estar na minha lista de tarefas, mas não estão. No blog da Rita, tem um post completíssimo sobre listas de tarefas e ferramentas pra facilitar, vale a leitura. Ela sugere começar por um brain dump, ou um "despejo cerebral". Eu acho q isso é mto útil se vc tiver tempo. Mas e se quer só organizar agora, rapidinho, os compromissos e coisas de hj e amanhã? Eu sugiro começar! rsrsrsr Junto comigo! Acho q vc tem q pensar em duas categorias bem importantes primeiro: trabalho e casa. Então, quais as tarefas de trabalho mais urgentes q vc tem pra fazer? Anota tdo! E em casa, o q tem q comprar, arrumar, providenciar? Eu, p.ex, preciso urgente instalar meu fogão. Vai fazer duas semanas q nos mudamos e ainda não conseguimos por alguns probleminhas técnicos. Mas não dá mais pra ficar sem fogão.

Anotou tdo? Agora veja o q é mesmo urgente e vá ordenando. Meus planos pra hj são listar tdo de trabalho q tá pendente, arrumar minha mesa, destralhar e anotar as pendências de casa. Isso é o mais urgente e q precisa de imediata atenção. Tb quero fazer aquela lista telefônica de telefones úteis, como médico, faxineira etc, preciso pra ontem. Ê desorganização!

O mês acabou e eu não levei minhas gravuras pra enquadrar. Vergonha! Não cumpri nenhum desafio esse mês, a mudança de casa deixou o caos voltar. Nunca mais fiz as unhas tb. Tô virada numa coisa. (Planilha das 101 coisas atualizada)

Mas deu de choradeira. As listas de tarefas são assim: vc tem q revisar toda semana. Sempre! Senão não adianta.

O q aconteceu comigo foi q uns tempos atrás eu fiz um brain dump, e fiz um listão de coisas sem qq ordem. E isso tá no google tasks. É um horror, sabem, pq não tem a menor lógica. Minha tarefa é organizar a lista de tarefas! rsrsrs Separar por assuntos, como sugere a Rita. Mas 1o essas q eu falei. A lista da casa eu tinha criado um documento no Google Docs (agora Drive ou Disco) e compartilhado com o noivo, pq as tarefas são pros 2. Essa tá indo bem, hj risquei várias coisas dela. É ótimo riscar itens!

Como vcs tão vendo a desorganização tá tão grande q eu não tô nem conseguindo concatenar esse post. Aposto q a mana vai ajudar mais do q eu, mas como ela tá de mudança, vai ficar devendo, tá?

Beijos da Taís.


quinta-feira, setembro 27, 2012

Interrompemos nossa programação normal pra falar de Lime Crime!



Tô apaixonada, perdidamente apaixonada por essa paleta de sombras! Lá no comecinho do blog eu comprei um batom vermelho da marca Lime Crime, que é a minha paixão. E agora eles vão lançar essas sombras, dia 13 de outubro, eu preciso! rsrsrs Taís se jogando no momento consumista! Preciso, preciso mto!

Vou contar os dias até lá. Mas não é linda de morrer? rsrsrs E isso q ainda vem por aí, no desafio de organização, um post especial sobre consumismo. Só q acho q não vou resistir!



PALETA DE SOMBRAS ALCHEMY, U$34.99
Incantation: Cobre metálico com partículas cor de fogo.
Lucky Charm: Verde Floresta/reflexos verde vagalume.
Love Potion #9: Roxo/reflexos mint.
Spellbound: Branco/reflexos dourados.
Divination: Azul ardósia/reflexos verde pavão.
BATONS ALCHEMY, U$15.99 cada
Poisonberry: Delicioso e perigoso roxo açaí com um brilho violeta.
Serpentina: Sedutor verde escuro com um brilho semelhante ao das cobras.


Beijos da Taís.

Organizar a vida em 7 dias - dia 4: rotina de limpeza



Ô semaninha difícil essa.

Desde a semana passada, estou nessa de organizar a vida. Destralhando na semana passada e organizando nessa. Sabe que pode parecer que tudo isso mexe com a vida apenas externamente, mas a mudança externa influencia o interior da gente. Parece que todas essas mudanças que a gente tá implantando estão remexendo com os meus sonhos adormecidos.

Sexta, eu limpava a casa para receber os colegas de trabalho do namorido (e aqui começo a entrar no meu tema de hj) e ficava feliz por estar tudo tão limpo e cheiroso, como há mto tempo eu não via. Mas, ao mesmo tempo, eu pensava "eu devia estar estudando e não limpando a casa". Pq eu tenho tanto ainda pra alcançar antes de me acomodar nessa vidinha doméstica. No ano que vem, eu quero ter um filho... Como vou conciliar a limpeza da casa com bebês e sonhos??



Olha, a Rita e a Thais dizem que dá. A Thaís do Vida Organizada segue o método "Fly Lady", que divide a casa por zonas, limpando uma zona por semana (explicação simplificada aqui). Não gosto mto desse método pq me dá a impressão que a casa não fica limpa como um todo nunca. Se eu estiver na zona do banheiro e minha cozinha estiver suja, vou ficar frustrada.

Já a Rita é adepta de um método que ela chama de "Speed Cleaning", que, pessoalmente, me agrada mais. Consiste em estabelecer aquelas tarefas que devem ser feitas todos os dias (aquelas que eu vivo dizendo que a gente não pode fugir...) e estabelecer dois dias por semana para fazer uma limpeza rápida na casa. A limpeza rápida dela dura em torno de uma hora. (Acho que minha casinha nova é tão pequena que, em uma hora, faço uma limpeza pesada... hehehe).

Minha limpeza hj não tem mta rotina, mas pretendo mudar isso na casa nova. Na real, fico nesse conflito. O tempo que eu gasto arrumando a casa poderia ser gasto estudando. Pra mim, estudo é dinheiro. Pra Rita, dinheiro é limpar a casa sozinha. Pra cada um é diferente. Por isso, eu penso em, assim que puder, ter uma pessoa pra limpar a casa pra mim de novo. Melhor e mais confiável que a que eu tinha antes.



Enqto isso, usarei o método da Rita, mesclado com o da Thais e com o FlyLady. Apresento o método Paula do 6 meses pra mudar! hehehe

1- Limpeza diária: varrer a casa, limpar cozinha, fogão e mesa de jantar, uma máquina de roupas por dia e manter a casa em ordem.

2- Speed Cleaning: (que na casa nova, vai ser limpeza pesada) Vai ser feito duas vezes por semana, seguindo as listas de limpeza detalhadas do Fly Lady.

3- Distribuição de tarefas: o namorido fica pouco tempo em casa durante a semana, já que ele rabalha na cidade vizinha e ele já tem duas tarefas: arruma a cama e tira o lixo duas vezes por semana. Mas combinamos que ele lava a louça do jantar, pra me deixar um pouco mais livre. A filha tb vai ter o trabalho dela. Quero cobrar mais dela a arrumação do quarto (incluindo a cama) e quero que ela lave a louça do almoço (ainda que ela demore uma hora pra isso e que eu tenha que fiscalizar no início...).

E vc? Como concilia as tarefas domésticas com o resto da vida? Conte pra nós.

Beijinhos,
Paula

Obs: a dieta continua firme. Me perdi na balança, pq mudei a balança na semana passada, mas acredito que tenha perdido mais um quilo. :D

quarta-feira, setembro 26, 2012

Organizar a vida em 7 dias - dia 3: inventário de despensas



(Esse é o terceiro post do desafio de organizar a vida em 7 dias)

Eu já tinha feito um inventário dos meus cosméticos, como mostrei aqui, pra tentar cumprir um dos itens da minha lista de 101 coisas. A vdd é q eu não me controlei tanto qto deveria, mas depois q fiz aquela lista, eu diminuí bastante a compra de cosméticos. E meu objetivo é diminuir ainda mais a compra de tudo!

Isso pq na mudança, eu e meu noivo vimos que tínhamos um monte de comida estocada, q a gente vinha comprando sem perceber, pq não tínhamos nenhum controle, era uma coisa de lembrar se tal coisa tinha ou não em casa. Mto ruim. Agora eu comecei a controlar qto gastamos de supermercado e tb vou começar a controlar a despensa. Lá em casa tb mta comida ia fora por falta de planejamento, hj mesmo joguei fora uma manteiga rançosa.

Jogar comida fora é péssimo! Detesto desperdício! Então o desafio do 3o dia é fazer um inventário das despensas (de comida, de produto de limpeza, de cosméticos... até das suas roupas!). A minha xará Thaís, do Vida Organizada, tem um post sobre organização do armário e compras de roupas, e compartilha uma planilha bem bacana, espia só.

A Rita, cujo blog serviu de inspiração pra esse desafio de 7 dias, tem um post sobre compras de roupas, dá uma lida.

Bom, mas vamos lá. Se vc não é digital, vc pode pegar papel e caneta e ir atacando suas despensas, uma a uma. Lá em casa temos comidas em armários, caixas e na geladeira. Cosméticos, a maioria no banheiro. Produtos de limpeza embaixo da pia da cozinha. O 1o passo é destralhar: tentar colocar tdo num só lugar e jogar fora o q estiver vencido, estragado etc. Eu resolvi começar pela geladeira pq achei mais fácil. E o q eu achei por lá? Um pote com batata baroa (ou mandioquinha) estragada! Blé! =P

Pra evitar que isso aconteça de novo, criamos uma planilha de controle de despensas, dá uma olhada. Vamos colocar o link ali em cima, em "compartilhamos", pra ficar mais fácil de pegar. Criamos tb uma planilha pra controle de rancho, como a gente diz, ou seja: controle das compras de supermercado. Nela vc anota onde, qdo e qto pagou pelas coisas. Assim pode fazer pesquisa de preços.

Vou testar essas planilhas e ir mexendo nelas, quem quiser, é só dar uma olhada nos links de vez em quando pra ver como fica.

Destralhou? Jogou fora o q tava vencido, estragado etc? Bom, agora vamos arrumar as coisas! Ah, chegou a parte mais complicada! Eu tô precisando mto de potes para mantimentos e temperos. Uma coisa q me ajudou foi comprar essas cestas plásticas. Mta coisa já ficou mais organizada por causa delas, mas os potes ainda são necessários. Uso essas cestas na cozinha e no banheiro. Na cozinha temos uma pra temperos, outra pra molhos e azeites. No banheiro separei coisas de cabelo numa, coisas pro rosto na outra, coisas pro corpo em outra, e as coisas do noivo em outra (ele é bem mais econômico do q eu, uma cesta chega). Comprei tb esse organizador pra guardar minhas bijus (depois tiro foto, pq ainda não organizei).

O melhor é vc separar as coisas por categorias, como feijão, arroz, massa etc de um lado, molhos e coisas líquidas de outro, latas de outro etc. Em casa tb usamos aquelas caixas organizadoras, acho bem útil. Uma dica é sempre ter uma caixa dessas no portamalas do carro, fica bem mais fácil de carregar as compras depois. Até pq agora tem mtos lugares q não dão mais sacolas de plástico ou então cobram por elas. Aí vc coloca as coisas na caixa.

Feita a arrumação, eu sugiro verificar os perecíveis uma vez por semana. E o restante a cada 15 dias. Aí vc vai atualizando sua lista ou planilha e evita de ficar jogando comida e outras coisas fora. Então bora usar as planilhas ou fazer listinhas e começar a controlar, pra economizar tempo e dinheiro!

Beijos da Taís.


terça-feira, setembro 25, 2012

Post 3 em 1!



O fim de semana foi de mto trabalho, um pouco na casa nova e o resto  destralhando o quarto da minha filha.

Destralhando - Último dia.

Como eu previ, o quarto dela tinha pouco a destralhar.  O problema estava nos livros. Ela tem mtas coleções de livros infantis. Alguns já nem são mais apropriados a idade dela. Me deu um certo trabalho ajudar ela a separar quais deles ficariam e quais seriam doados ao colégio. Depois que terminamos, fiquei mto feliz com o resultado. Esse desafio foi mto bom!!! E então eu estava pronta pro próximo passo: "Organizar a vida em 7 dias".



Organizar a Vida em 7 Dias:

Dia 1 - A agenda

Minha agenda não era como a da mana. Eu já tinha adquirido o hábito de destralhar a agenda. Ela podia ser um meio de transição, mas nunca chegava a ficar cheia. Tenho uma pasta pra contas a pagar e outra pra contas pagas, mas ainda assim agendo a data do pagamento. Anoto a maior parte dos compromissos, mas esqueço de anotar aqueles que se repetem, como o cursinho de inglês da minha filha. Isso me gera alguns transtornos... Nesse ponto, eu segui as dicas da Rita e criei os calendários do google, um pra cada assunto, como ela sugere: pra mim, pra minha filha, pro trabalho e um de contas a pagar.
A parte mais difícil foi a criação dos horários. Fiz dois: um pessoal e um de trabalho. Acho que ficaram ótimos!

Dia 2 - As rotinas!
Finalmente, cheguei no meu assunto de hj.  A mana pediu pra que eu falasse de rotinas não só pq eu andava precisando mto de rotinas, mas tb pq eu estava ansiosa para criar umas.
A Rita fala em pegar os momentos mais caóticos do seu dia e organizá-los predeterminando o que vai ser feito nesses horários.

Rotina da manhã: o que vc faz logo que acorda? Dizem que é um dos piores momentos do dia, mas pra mim é bem tranquilo. Como minha filha não quer, de jeito nenhum, tomar café da manhã, a primeira coisa que eu falo é levar ela na escola. Deixo pra tomar café com o namorido na volta, daí tomamos café e, se ele estiver com tempo, conversamos e tomamos o nosso chimarrão. Gosto dessa nossa rotina. Parece que o dia fica incompleto qdo ele tem que sair cedo.

Rotina do almoço: Esse é o meu momento do caos. Tentei organizá-lo, retirando tarefas desse horário para colocar na rotina do fim de tarde. A ideia é deixar o almoço semi-pronto, precisando só esquentar a comida e fazer a salada nessa hora. Pra isso, a melhor solução que me passou na cabeça foi resolver as compras e o almoço no fim de semana. Daí, almoçaremos calmamente e ainda sobraria tempo pra um café, lavar a louça, limpar o fogão e, quem sabe, uma dormidinha.

Rotina do fim de tarde: aqui tb começa a ficar crítico.Volto super cansada e tenho milhares de coisas pra fazer. Organizei ela assim: verificar os temas da filha, banhos, speed cleaning, jantar.

Rotina de preparação da semana: planejar o menu semanal e fazer compras (a exceção das frutas, verduras e legumes que vou comprar nas quintas), revisar a semana que passou e ver o que ficou pendente, planejar a próxima semana; fazer os almoços e congelar.

Rotina de limpeza: isso é objeto do dia 04.

Rotina de trabalho:
Manhã: verificar ligações a serem feitas, contas pra pagar e tarefas mais urgentes; fazer ligações, pagar contas e resolver demais pendências e tarefas. Tudo isso, parando para atender clientes, eventualmente.
Tarde: continuar resolvendo pendências e tarefas ou estudar.

Bom, acho que eram essas as minhas rotinas. Espero mto que funcionem.
E vc? O que achou das minhas rotinas? Que tal fazer as suas???

Beijinhos,
Paula

segunda-feira, setembro 24, 2012

Organizar a vida em 7 dias - dia 1: Agenda




Como a gente falou aqui, vamos começar nosso desafio de organizar a vida em 7 dias. E o primeiro dia é dedicado à organização de AGENDA. Lembram da minha agenda gorda e cheia de papéis? Pois ela ficou fininha! Destralhei!

Bom, vamos começar explicando: pq agenda? A gente resolveu fazer o 1o dia dedicado à agenda pra começar uma organização básica, q abrange calendários, mas tb anotações etc. Eu gosto de ter agenda de papel, a mana tb, mas aplicativos eletrônicos como o Google Calendar, o Wunderlist e o Astrid ajudam mto (já escrevi sobre ele aqui, uso no celular). A agenda é uma boa maneira de controlar horários, compromissos, tirando essas coisas da sua cabeça (sobre isso, leia aqui).

A agenda serve pra vc anotar compromissos, fazer listas, ter números de telefone úteis a mão (especialmente se faltar luz ou bateria no celular), e eu uso tb pra guardar notinhas fiscais, já q eu anoto tdo q eu gasto, então vou guardando num bolsinho q a agenda tem as notinhas pra não ficar entulhando a carteira. Aí qdo chego no trabalho ou em casa passo tdo pra minha planilha.

Se vc tem uma agenda de papel, ou se tem uma agenda virtual, a 1a coisa q vc tem q fazer é destralhar. Tirar de dentro dela tdo q não tem q estar ali: papéis, bilhetes, ingresso de cinema, bobagens q a gente vai guardando sem nem perceber.

Depois, vc tem q revisar tdas as anotações q fez: o q já foi cumprido, o q foi adiado, o q foi remarcado, o q não será mais feito, pra ir riscando ou re-anotando. Aí então vc passa ao passo seguinte: anotar novos compromissos. Vc anota as datas de vencimento das suas contas? Eu não tava anotando, aí esse mês me passei e esqueci de pagar a conta do telefone! Bobeira! Agora vou pagar multa por esse esquecimento, nada legal. Então resolvi anotar as datas de vencimento de tdas as contas na agenda. Na agenda tb dá pra ter listas de coisas pra fazer, mas eu prefiro usar o Astrid pra isso e as listas vão ser um tema a parte.

Na agenda vc pode ter os compromissos familiares, seu horário, e tb seus próprios compromissos. Pode anotar tb coisas de seu interesse, como peças de teatro, estréias de filmes etc.

A vantagem de criar um calendário no Google é q vc pode compartilhar com outras pessoas, então serve bem pra família e amigos. Eu uso um com o noivo e tb tenho um com a mana. E agora criamos um público, pra compartilhar nossos desafios com vcs, tá aí do ladinho (ficou meio desconfigurado, mas azar). O Google tb manda aviso dos compromissos por e-mail e vc pode configurar pra receber mensagens no celular. Assim não tem mesmo como esquecer de nada. Sobre calendário familiar sugiro ler o post da Rita.

Outra coisa q eu fiz tb foi imprimir os calendários super fofos q tem no site da Sanrio (aqui em Português) e colocar na porta da geladeira com nossos compromissos importantes e datas de vencimento das contas.

No trabalho, eu uso a agenda do Outlook, pq aí posso convidar os colegas para os compromissos q são comuns. As pessoas aqui são mto toscas e não sabem usar, mas ao menos aceitam os convites, assim o outlook avisa automaticamente do compromisso pros perdidos q trabalham comigo.

A agenda é um bom espaço pra vc definir seu horário semanal, anotando tdo (até horário de almoço). Se vc não tem cartão ponto como eu, pode ser uma boa anotar seus horários na agenda (nunca se sabe qdo a gente vai precisar ir pra justiça contra um empregador, né? Melhor ter tdo anotado, me aconselhou uma amiga advogada). O horário semanal é útil mesmo pra quem já terminou a faculdade, se vc anotar ali seus horários de academia, fica mais fácil de se disciplinar pra ir. Tb anoto meu peso (me peso tda semana). Depois, no final do ano, vc tem uma boa idéia do q andou fazendo (já q mtas vezes a gente termina o ano com uma sensação de q não fez nada). Serve tb pra colocar as metas do ano seguinte (já tô querendo comprar uma agenda 2013). Sobre seu horário semanal, tb indico outro post da Rita.

Então? Prontos pra começar o desafio? Se vc não tem agenda de papel, conheça as ferramentas q a gente indica, e comece a se organizar! Amanhã eu e a mana voltamos com novidades e o 2o dia do desafio.

Beijos da Taís.

sexta-feira, setembro 21, 2012

Destralhando - A Cozinha!



Essa cozinha não é a minha, mas é mto parecida. Até a cor da parede.


Seguindo no meu desafio de "destralhar a casa em 7 dias", hj era o dia da cozinha.
Foi relativamente fácil. Tinha pouca coisa fora do lugar que não fosse o normal de todo dia. Cozinha é um lugar de limpeza diária, né? Às vezes, mais de uma vez por dia. Tirei uns livros que estavam amontoados em cima do balcão. Exclui um dos meus enfeites que eu trouxe de Porto de Galinhas pq eu tinha dois iguais. Acho que vou dar o outro pra minha funcionária da lojinha.

De louças e panelas, tenho só o totalmente necessário. Fora minha amada coleção de canecas que eu escolhi manter e ponto final. hehehe

O fato foi que, verificando tudo com tanta atenção, me lembrei que hj o namorido ia receber uns colegas de trabalho para uns drinques lá em casa e a cozinha estava realmente suja. Visivelmente suja sem que vc precisasse reparar mto, sabe?

Daí, o destralhamento virou faxina. No meu horário de almoço, consegui fazer o almoço, lavar a louça, incluindo as panelas, o fogão e o balcão na parte de cima. Pouca coisa, mas pq eu perdi um tempão no fogão. Tava péssimo. No fim do expediente, mais faxina me aguarda: microondas, torradeira, geladeira, balcão por dentro, mesa e o chão.

Amanhã, é dia de pegar o quarto da filhota. Esse tb vai ser fácil. Confesso que já encaixotei mtos dos brinquedos e coisas dela e, nisso, fui destralhando. Mas amanhã eu conto como foi.

E vc? Como tá a sua cozinha?
Beijinhos,
Paula


quinta-feira, setembro 20, 2012

Destralhando - 4º dia!



Pra começar, uma fotinho do armário do meu banheiro. Nem dá pra acreditar que esse armário tava cheio...

Não reparem na sujeira. Só arrumei, mas não limpei.

Como eu imaginava a sala foi mto mais fácil. Já tinha começado a destralhar ela por causa da mudança, mas fiquei triste ao descobrir que tinha uns livros escolares da filhota pra devolver no rack da sala desde o início do ano.Vergonha total. Devolvê-los agora virou questão de honra.
Tb separei os livros que eu tinha no rack. Deixei só o livro de receitas, álbuns de fotos, CDs de filmes e músicas, algumas revistas e uma outra pilha de livros que eu peguei emprestado e preciso devolver (ou pq já li ou pq não vou ler mesmo). Tenho três enfeites que eu trouxe de viagens e três controles remotos para os quais eu vou comprar uma caxinha e colocar perto do sofá. Mas isso só na casa nova.

Preparando pra amanhã me dei conta de que eu vou acabar meu desafio dois dias antes. Amanhã seria o dia do hall de entrada e corredores, mas minha casa não tem hall e o corredor só tem um quadro na parede. Depois de amanhã, seria do escritório, mas aqui em casa tb não tem. Então vamos direto pra cozinha. Ali sim vai ser difícil.

Ai, hj tive que sair do meu regime para comer um bolo no aniversário da cunhada. Mas comi um pedaço bem pequeno e já tô aqui tomando meu colágeno. Nada de se largar agora. Vamos em frente.

E vc? Volta amanhã pra ver como fui na cozinha???
Beijinhos,
Paula

quarta-feira, setembro 19, 2012

Destralhando - 3º dia!



Tive que vir correndo contar pra vcs. Não me aguentei.

Como eu contei ontem, estou destralhando em 7 dias, tudo na preparação para a minha tão esperada mudança pra nossa casa própria. Ontem, a mudança não foi mto grande. O quarto não tinha mtas tralhas e coisas fora do lugar. Mas hoje...
Hoje era dia do banheiro.

Esse não é o meu banheiro, mas o meu tava parecido. 

Juro que eu não pensava que meu banheiro estivesse tão cheio de tralhas. Comecei a arrumar e fui tirando coisas e  mais coisas. Coloquei tudo em cima da cama e separei por categorias: itens de cabelo, maquiagem, cremes pro corpo, remédios e lixo, claro. Não coloquei em caixas organizadoras pq eu não tinha, mas usei necessaires pra organizar (tenho dúzias). E sabe que ficou bem legal? O espaço que sobrou no armarinho do banheiro foi impressionante.
Além disso, vai ficar mto mais fácil na hora da mudança.
O melhor veio no final. Olhar meu banheiro e pensar: Uau! Até me arrependi de não ter tirado as fotos do antes e depois...

Tb não é meu banheiro, mas tá organizadinho como o meu.

Claro que faltou uma boa limpeza. Eu só organizei e deixei a limpeza pra tarde pq supostamente minha diarista viria hoje, mas ela me deixou na mão. Fiquei mto brava. Ela não vem desde terça-feira da semana passada. Já era pra ter vindo duas vezes desde então. Ela veio em outros horários que não os combinados e eu não estava em casa. E a gente conta com isso, sabe?

Acho que vou mandar ela embora. Pq, além de tudo isso, eu não estava mto satisfeita com o trabalho dela. Se tem uma coisa que eu sou bem chata é com a limpeza da casa.
Lá vou eu pegar as listas de limpeza detalhada do flylady de novo. O bom é que na casa nova vai ficar fácil pq ela é super compacta. Vai ser bem rapidinho de limpar.

E vc? Não quer tentar ter uma surpresa boa como a minha no seu banheiro tb? Que tal destralhar tb?
Beijinhos,
Paula


terça-feira, setembro 18, 2012

Emagreci 2,8 Kg em 20 dias!!!!



Cheguei aos 66,10 Kg!!! E o mais importante: sem passar fome.
Tô mto feliz!! As roupas caem melhor, me sinto mais leve, o namorido diz que dá pra reparar quando me abraça. E nem foi tão difícil assim. Talvez fosse isso que eu precisasse desde o início: ajuda especializada. Obrigada a minha nutri!!!
Agora, vamos modificar um pouco a dieta pra não acostumar e incluímos cápsulas da vitamina c. Se continuar assim, em oito semanas, perco os oito quilos restantes. Mto bom!!!



A mana citou ontem o post da Rita sobre organizar a vida em 7 dias. Queremos mto e vamos fazer. Mas eu acho importante começar destralhando a casa, pq ninguém consegue organizar uma vida bagunçada e cheia de coisas que não precisamos mais. A Rita tb tem um desafio pra isso: destralhar a casa em 7 dias. É ótimo e eu vou fazer antes da organização da vida. Vou juntar isso com algumas dicas que eu já aprendi com a Thais do Vida Organizada.



Por exemplo, eu tava lendo o post sobre destralhamento do quarto do casal e vi que eu nem temos tanta tralha assim no quarto. Temos focos de bagunça. Temos dificuldade em organizar roupas de cama e sapatos. Na casa nova, quero providenciar móveis pra isso. Mas um dos pontos mais críticos é mesmo o meu armário. Uma desordem total. Um verdadeiro caos. Isso acontece por dois motivos: papéis e cosméticos. Tudo por falta de um escritório em casa (o que tb será suprido na casa nova) e de organização de cosméticos (pensei em caixas organizadoras pra isso).

Pra melhorar a organização das roupas, vou seguir a dica da Thais e destralhar o armário fazendo um inventário de roupas, comprando o que falta e colocando no lixo o que não uso. Normalmente, a gente tem o armário cheio de roupas que não usa e acaba sem roupas qdo precisa, né? Isso é falta de planejamento e eu quero melhorar isso.

Atualizei os desafios semanais tb. Não consegui cumprir o da semana passada por mto pouquinho mesmo. Faltou só terminar a pintura da sala. Mas acho que fazemos isso nessa semana.Quero acabar logo com isso pq preciso começar meu TCC da pós. O prazo já tá ficando mto apertado...

Vou tentar arrumar tempo pra tudo.
E vc? Fazendo dieta? Organizando a vida? Estudando?? Conte pra nós atrás do que vc anda correndo atrás.

Beijinhos,
Paula

segunda-feira, setembro 17, 2012

Desafios mensais e semanais para organizar a vida



Criamos esses desafios como uma maneira de nos ajudar a cumprir as metas das fases. Anda meio bagunçado, é vdd. Esse mês, p.ex, ainda não consegui cumprir nenhum. Comecei a arrumação do guardarroupa, mas tá longe de terminar. Mas essa semana prometo marcar com a faxineira e fazer a lista do projeto com a minha amiga.

Eu e a mana vimos o desafio de organizar a vida em 7 dias, proposto pela Rita do The Busy Woman and the Stripy cat. Ela dividiu assim a semana de organização:


dia 1 - Calendário familiar
dia 2 - Horário semanal
dia 3 - Rotinas diárias
dia 4 - Listas de coisas para fazer
dia 5 - Menus e compras
dia 6 - Rotina de limpeza
dia 7 - Orçamento mensal

Nós adoramos! Mas pensamos em propor algo um pouco diferente, adaptado ao q a gente considerou mais importante. Em princípio, pensamos numa ordem assim:


dia 1 - agenda (postei no twitter uma foto da minha agenda bagunçada)
dia 2 - rotinas diárias
dia 3- inventário de despensas (banheiro, cozinha, cosméticos... lembram q eu fiz uma lista dos meus cosméticos? Preciso fazer de novo, pra ver se não andei acrescentando coisas! rsrsrsrs)
dia 4- rotina de limpeza
dia 5- listas de tarefas
dia 6- consumindo menos (é tipo um pré-orçamento, a gente tem que listar coisas que realmente precisa e quer comprar e parar pra pensar nas últimas compras que fez)
dia 7- orçamentos (não só mensal, pode ser familiar, individual...)


O q vcs acham? A idéia é escrevermos posts com dicas e tb cumprirmos com o desafio, acho q na semana q vem, e vir aqui contar pra vcs. A gente tb queria q vcs ajudassem a definir bem os temas dos dias, pra q sejam coisas úteis pra tdo mundo.

Beijos da Taís.

terça-feira, setembro 11, 2012

Correria!



A mana fez ontem um post sobre os últimos tempos, resumão do projeto do blog e das fases, tdo q evoluímos e aprendemos até agora. Nossa! Falta 1 mês só pro final da 3a fase e passou voando. Essa foi a pior fase pra mim, sem dúvida! A q menos deu pra fazer coisas. Bom, talvez eu esteja sendo mto dura comigo mesma.

Não consegui emagrecer. Se na 2a fase a mana é q teve problemas de saúde, agora sou eu. Estou com uma anemia chatinha, q me deixa super cansada. Estou investigando os motivos, mas supostamente não é nada grave. Então não consegui emagrecer e tb não consegui começar as atividades físicas q queria. Até fui um dia na academia, mas aquilo não é pra mim.

Até agora não fui na dermato! Vergonha. Minha pele anda um lixo. Mas agora o noivo vai me colocar de dependente no plano de saúde e vou poder ir na dermatologista q eu ia há uns tempos atrás, q é super boa. Sim, fizemos uma união estável, enqto os preparativos pro casório não engrenam (mto por preguiça minha, confesso, sou total anti-bridezilla).

Cumpri a meta financeira super bem! Uma das metas, né? Tenho mais de R$3 mil guardados na poupança. Mas ainda não consegui quitar aquela uma dívida chatinha q tou tentando negociar. Fora isso, meu cartão de crédito tem andado super sob controle! Um orgulho de mim mesma! rsrsrsrs

Nas metas da mente, meditei 15 dias seguidos no desafio de meditação e parei. Quero retomar agora. Eu tava dormindo mto melhor nesses dias q meditei. A terapia sigo fazendo 1x na semana e eu e o noivo fizemos um curso de culinária básica q foi mto legal. Agora estamos procurando outro curso pra fazer.

O q continua me incomodando mesmo é a questão profissional. Uma das minhas metas era estudar e fazer um concurso. Bom, estou inscrita num concurso q vai ter prova nos próximos dias, mas quem disse q estudei? E isso q a mana me mandou material. Só q com a correria e um tanto de preguiça... minha idéia é pegar esses dias q ainda faltam e estudar. Vai q dá, né? Esperança é a última q morre. rsrsrsrs

Nos mudamos semana passada e estamos vivendo no meio de caixas e sacolas. Uma das minhas metas pra casa nova é tb uma vida nova: mais organizada, econômica e feliz. Então hj fiz algo q nunca faço: arrumei minha cama. Pode parecer pouco, mas é uma nova rotina q pretendo manter. Eu nunca arrumei a cama, nem o noivo. A gente chegava e deitava no ninho de ratos mesmo. Ele q às vezes arrumava antes de a gente ir dormir. Mas tão melhor chegar e já encontrar a cama feitinha, né?

Então vamos ter uma 4a fase! Eu vou fazer um balanço como o da mana mais adiante.

Os desafios de agosto foram cumpridos meio fora do prazo e de ordem, mas foram. Consegui uma ótima faxineira! Ótima mesmo! Me mudei, organizei a mudança (meia boca), o apê novo foi pintado e ficou lindo de viver. Só ficou faltando a lista dos telefones e o negócio dos cardápios, q pretendo colocar em prática.

Vou ver se me organizo pra fazer a lista de setembro. 

E vc? Como vai a vida? Mta correria?

Beijos da Taís.


segunda-feira, setembro 10, 2012

Na finaleira... de novo.



Segunda pós-feriadão é difícil de manter o foco no trabalho, né? Melhor vir aqui atualizar as novidades. hehehe

Eu e a mana estivemos sumidas na semana passada por absoluta falta de tempo de escrever aqui. A mana tava arrumando a mudança dela. E eu ajudando o namorido na reforma da casa. Agora, começamos as pinturas e eu coloquei a mão na tinta tb. Mas o pior foi que comprei um latão enorme de tinta na cor errada... Que raiva. Ainda vamos pensar o que fazer com ele, mas não dava pra usar aquela cor na nossa sala. O jeito foi comprar mais tinta.



E a dieta? Vai bem, obrigada. Continuo sem passar fome e fica cada vez mais fácil. O único problema é que eu sinto vontade louca de comer doces e chocolates, às vezes. Não gosto nem de pensar nisso. No fim de semana, cheguei a sonhar que estava comendo uma fatia bem grande de torta de chocolate. E o sonho era tão real que eu cheguei a sentir o gosto... Triste essa vida de gordinha... Me dá água na boca só de pensar. Daí eu penso em outra coisa e passa. Sigo em frente.



Enquanto pintava as paredes, no findi, eu estava pensando na nossa trajetória no projeto seis meses pra mudar. Estamos na nossa terceira fase e, falando só sobre mim, minha vida mudou mto e mto mesmo. Mas, se a gente for olhar os objetivos que traçamos, consegui poucos em cada fase.



Na primeira fase, aprendi a perder o medo da cozinha e comecei o relacionamento com o meu atual namorido (há um ano e meio atrás). Considerei cumpridos ainda os objetivos de "acordar cedo" e "cuidar mais da minha saúde", ter mais atenção e "foco no trabalho", "estudar", "dar mais atenção pra minha filha", "Viajar". Poucos objetivos dentro de uma lista enorme de coisas que achei que precisava mudar.



Na segunda fase, diminui os objetivos, diante de tão poucos atingidos, mas a lista ainda era grande. Consegui, finalmente, tirar a carteira de motorista (objetivo remanescente da primeira fase), fui no dentista (mas não perdi o medo... hehehe), cuidei da minha pele, viajei bastante com o namorido, aperfeiçoei meu conhecimentos culinários, e consegui colocar uma ordem no sono da minha filha. Tb mto baixo o número de objetivos atingidos.



Na terceira fase, restringimos ainda mais, tentando conseguir atingir todos os objetivos traçados. Aqui, focamos onde era mais importante, pq os problemas periféricos menores já tinham sido resolvidos nas outras duas fases. E, sinceramente, ainda não resolvi NADA! Agora que comecei a engrenar no regime. Não consegui fazer a academia e o tratamento dentário ou de pele, por causa dos problemas financeiros.
Aliás, os problemas financeiros são a única coisa que eu realmente estava resolvendo até agora. Consegui quitar 2 dos meus parcelamentos maiores e isso já é um alívio. Mas tenho duas contas atrasadas que não consegui pagar ainda e isso tá me deixando louca. Quem sabe no mês que vem, sem esses dois parcelamentos grandes pra pagar... Essa instabilidade financeira me mata.

Não consegui, por pura falta de vergonha na cara, estudar e meditar... Mas ainda quero começar, juro! Acho que só um concurso me salva de viver apertada todo fim de mês e eu preciso resolver isso. Não aguento mais.

Fazendo todo esse resumo, me dei conta que talvez seja melhor a gente traçar uma lista grande de coisas pra fazer pra não ficar descansada demais. Ou preciso me educar a não deixar tudo pra depois mesmo. hehehe

Mas essas poucas coisas que mudaram até agora me fizeram um bem enorme. Durmo melhor, consigo me locomover melhor com o carro, me sinto mais bonita porque a pele está melhor, consigo me virar na cozinha. Minha saúde está em dia, tenho uma rotina para dormir e acordar, tenho alguém que eu amo, que me ama e me completa.

É, a vida vai bem, mto bem.

E as cenas dos próximos capitulos são bem promissoras. Casa própria e casamento ainda nesse ano, se tudo correr bem. Filho pro ano que vem. Três dos meus desejos de vida da minha lista de 101 coisas em 1001 dias.



Só preciso realmente aprender a manter o foco e colocar minha vida profissional no lugar. Aqui, estou tb, mana. Vou começar a resolver isso fazendo o meu desafio da 4a semana de agosto que eu não fiz ainda: organização de rotina pessoal com reserva de tempo pra estudo.
E vou fazer isso já!

E vc? Vai fazer o que agora pra mudar aquilo que vc precisa mudar?
Beijinhos,
Paula

terça-feira, setembro 04, 2012

Run, Forrest, run!!



A mana falou, na semana passada, sobre o medo, um velho conhecido nosso. Pq tudo deu sempre tão errado pra nós (acho que posso dizer nós, né, mana?), que a gente tem medo qdo começa a dar certo.

Não sei se é isso que eu tô sentindo agora, mas vai dizer que, às vezes, não dá vontade de largar tudo e sair correndo?


Não que eu não goste das mudanças que aconteceram e continuam acontecendo na minha vida. Eu só acho que, às vezes, eu preciso pôr os pés nos freios um pouco, pra digerir tudo que acontece. Talvez pq eu ainda sinta aquele cansaço enorme que eu não sei de onde vem, ou pq eu tô fazendo regime. Sei lá.

Hj, eu só queria sentar e tomar um chimarrão, depois do trabalho, conversar, ver um filme, ficar em casa fazendo nada. Sinto falta de desacelerar de vez em quando. Namorido é ligado na tomada e eu não consigo acompanhar sempre. Não quero, não acho que precise ser tudo tão corrido. Afinal, a vida tem que ser saboreada, não? Até nossa reforma podia ser divertida se não fosse feita como se a nossa vida dependesse de que ela ficasse pronta. Será que não?



E sigo o regime! Já faz uma semana. Hj, fui me pesar, na balança da farmácia, e não tinha emagrecido nadinha. Tô tentando me convencer que isso foi pq eu me pesei em balanças diferentes, pq eu me sinto mais magra, mais leve. Acho que até as roupas já não estão mais tão apertadas. Se bem que eu realmente como bastante. Talvez tente diminuir meus lanches e ver se funciona melhor.

E vamos embora que a vida continua. Acho que o meu desafio dessa semana vai ser traçar os desafios do mês e das semanas pq tá difícil de driblar o cansaço. hehehe

E vc? Tb se sente atropelado pela vida de vez em quando?

Beijinhos,
Paula


domingo, setembro 02, 2012

Sra. Reforma, dá pra devolver meu namorido, por favor???



Domingão de dormir até mais tarde e levantar com preguiça. Namorido tem razão qdo diz que dormir até mais tarde dá preguiça. Mas é tão bom!!!

E eu continuo na casa velha. Nossos planos de mudança não sairam bem como planejamos. Mas dessa vez não fui eu! hehehe Na verdade, não foi ninguém. Planejamos umas pequenas reformas na casa nova antes de mudarmos e elas não ficaram prontas a tempo. Todo mundo que se envolve em reforma sabe como funcionam essas coisas... Infelizmente. Sei que o meu namorido ficou bravo com isso e resolveu que ia ele mesmo colocar a mão na massa, literalmente. Pq não tem nada que ele não faça e isso é uma das coisas que eu mais admiro nele. O lado ruim é que faz uns 3 dias que, praticamente, não tenho mais ele em casa. Levanta antes de mim, vem em casa uma meia-hora pra almoçar e volta pra casa às 21h. Eu vou lá de vez em qdo, levo lanches, chimarrão, água e algum equipamento que ele precise. Mas tô sentindo falta dele.



Sra. Reforma, dá pra devolver meu namorido, por favor???

E eu sei que ele não vai sossegar enqto não estiver tudo pronto. E acho que mudaremos então só no próxima fim de semana... Se a Sra. Reforma ficar pronta.

Nesse final de semana, estamos juntando novamente a documentação pro financiamento pra mandar de novo na segunda. Não consegui fazer isso na sexta, pq faltou um documento que o namorido vai ter que pedir pro nosso contador. Se tudo correr bem, na terça, já mandaremos de novo. Quero resolver logo isso pra começar a organizar o nosso casamento.


A dieta segue mto bem, graças a Deus. Continuo cozinhando e lavando quase o tempo todo. Acho que, nessa semana, vai ser diferente pq já consegui congelar algumas coisas, como o feijão por exemplo (pq eu tenho que comer uns 3 tipos de feijão diferentes e uns dois de lentilha durante uma semana). Hj, quero deixar ver se consigo deixar mais umas coisinhas engatilhadas pra amanhã. Sabe que esse trabalho todo é bom? Só de pensar no trabalhão que eu tive nessa semana, não consigo nem cogitar a hipótese de quebrar a dieta.

Mas não tenho pq quebrar. Estou me sentindo ótima. Cansada, mas ótima.

E vc? Já se envolveu com reformas. Tb não conseguiu terminar no seu prazo? Eu vou adorar ler sua história.

Beijinhos,
Paula