segunda-feira, setembro 24, 2012

Organizar a vida em 7 dias - dia 1: Agenda




Como a gente falou aqui, vamos começar nosso desafio de organizar a vida em 7 dias. E o primeiro dia é dedicado à organização de AGENDA. Lembram da minha agenda gorda e cheia de papéis? Pois ela ficou fininha! Destralhei!

Bom, vamos começar explicando: pq agenda? A gente resolveu fazer o 1o dia dedicado à agenda pra começar uma organização básica, q abrange calendários, mas tb anotações etc. Eu gosto de ter agenda de papel, a mana tb, mas aplicativos eletrônicos como o Google Calendar, o Wunderlist e o Astrid ajudam mto (já escrevi sobre ele aqui, uso no celular). A agenda é uma boa maneira de controlar horários, compromissos, tirando essas coisas da sua cabeça (sobre isso, leia aqui).

A agenda serve pra vc anotar compromissos, fazer listas, ter números de telefone úteis a mão (especialmente se faltar luz ou bateria no celular), e eu uso tb pra guardar notinhas fiscais, já q eu anoto tdo q eu gasto, então vou guardando num bolsinho q a agenda tem as notinhas pra não ficar entulhando a carteira. Aí qdo chego no trabalho ou em casa passo tdo pra minha planilha.

Se vc tem uma agenda de papel, ou se tem uma agenda virtual, a 1a coisa q vc tem q fazer é destralhar. Tirar de dentro dela tdo q não tem q estar ali: papéis, bilhetes, ingresso de cinema, bobagens q a gente vai guardando sem nem perceber.

Depois, vc tem q revisar tdas as anotações q fez: o q já foi cumprido, o q foi adiado, o q foi remarcado, o q não será mais feito, pra ir riscando ou re-anotando. Aí então vc passa ao passo seguinte: anotar novos compromissos. Vc anota as datas de vencimento das suas contas? Eu não tava anotando, aí esse mês me passei e esqueci de pagar a conta do telefone! Bobeira! Agora vou pagar multa por esse esquecimento, nada legal. Então resolvi anotar as datas de vencimento de tdas as contas na agenda. Na agenda tb dá pra ter listas de coisas pra fazer, mas eu prefiro usar o Astrid pra isso e as listas vão ser um tema a parte.

Na agenda vc pode ter os compromissos familiares, seu horário, e tb seus próprios compromissos. Pode anotar tb coisas de seu interesse, como peças de teatro, estréias de filmes etc.

A vantagem de criar um calendário no Google é q vc pode compartilhar com outras pessoas, então serve bem pra família e amigos. Eu uso um com o noivo e tb tenho um com a mana. E agora criamos um público, pra compartilhar nossos desafios com vcs, tá aí do ladinho (ficou meio desconfigurado, mas azar). O Google tb manda aviso dos compromissos por e-mail e vc pode configurar pra receber mensagens no celular. Assim não tem mesmo como esquecer de nada. Sobre calendário familiar sugiro ler o post da Rita.

Outra coisa q eu fiz tb foi imprimir os calendários super fofos q tem no site da Sanrio (aqui em Português) e colocar na porta da geladeira com nossos compromissos importantes e datas de vencimento das contas.

No trabalho, eu uso a agenda do Outlook, pq aí posso convidar os colegas para os compromissos q são comuns. As pessoas aqui são mto toscas e não sabem usar, mas ao menos aceitam os convites, assim o outlook avisa automaticamente do compromisso pros perdidos q trabalham comigo.

A agenda é um bom espaço pra vc definir seu horário semanal, anotando tdo (até horário de almoço). Se vc não tem cartão ponto como eu, pode ser uma boa anotar seus horários na agenda (nunca se sabe qdo a gente vai precisar ir pra justiça contra um empregador, né? Melhor ter tdo anotado, me aconselhou uma amiga advogada). O horário semanal é útil mesmo pra quem já terminou a faculdade, se vc anotar ali seus horários de academia, fica mais fácil de se disciplinar pra ir. Tb anoto meu peso (me peso tda semana). Depois, no final do ano, vc tem uma boa idéia do q andou fazendo (já q mtas vezes a gente termina o ano com uma sensação de q não fez nada). Serve tb pra colocar as metas do ano seguinte (já tô querendo comprar uma agenda 2013). Sobre seu horário semanal, tb indico outro post da Rita.

Então? Prontos pra começar o desafio? Se vc não tem agenda de papel, conheça as ferramentas q a gente indica, e comece a se organizar! Amanhã eu e a mana voltamos com novidades e o 2o dia do desafio.

Beijos da Taís.

Comentários
9 Comentários

9 comentários :

  1. Adorei a dica do calendário já até imprimi muito fofo mesmo obrigada por compartilhar, txau Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses calendários da Hello são lindinhos, né? Adoro! Beijos da Taís.

      Excluir
  2. Qual vocês acham melhor o toodledo ou o Astrid?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lina, a Thaís, do Vida Organizada, adora o Toodledo, mas eu achei ele mto poluído, achei q o Astrid é mais simples e me acho melhor. Beijos da Taís.

      Excluir
  3. Oi Taís,

    Eu sou como vcs, preciso de uma agenda de papel e como vc mesma falou tb tenho mania de colocar td dentro dela...
    Pelo menos uma vez por semana eu dou uma revisada... jogo fora os papéis e assim me preparo para mais uma semana com todas as anotações que preciso...
    Não sou muito fã, talvez pq não conheça este métodos eletrônicos, mas pode ter certeza q com esse seu post vou tentar pelo menos ficar mais informada!!!!

    Um grande bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Astrid funciona bem como lista de tarefas com data marcada (mesmo q não tenha data, eu marco em geral) e o calendário do Google é super útil, recomendo! Mas adoro uma agendinha de papel! Beijos da Taís.

      Excluir
  4. Colocamos nosso calendário do Google ali em cima, na aba nossa agenda!

    ResponderExcluir
  5. Vou te contar que ja tentei fazer isso umas 3 vezes e outro dia achei tres agendas diferentes com começo só, sem fim...ando muito preguiçosa cara...serio mesmo e isso me deixa triste.

    ResponderExcluir
  6. Que legal este projeto "Destralhando" e organizando a vida pra melhor. Eu adoro destralhar, me sinto livre! :-)
    Adorei esta proposta de vocês fazerem blog juntas. Deve dar um gás ainda maior para focar nos objetivos!
    Obrigado pela visita ao meu bloguito!
    Beijocas :-)
    Carla Pancha

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!