quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Encontrando a mim mesma



Voltando da viagem de carnaval! Um tour por várias praias que eu não conhecia com um casal de amigos bem bacana. Tomei uma overdose de lugares maravilhosos. Mto sol, calor, namorido lindo, tudo de bom.



Mas, pegando o gancho do post da mana, eu tb fiquei mto emocionada com a msg recebida. Acho que a mana tem razão nisso de corrente do bem. Tudo que a gente faz pro bem acaba refletindo nas outras pessoas e trazendo ainda mais coisas boas do que a gente imaginava. E o inverso tb é verdade. Outro dia, na minha cidade aconteceu uma coisa, que comprova a minha teoria. A associação comercial fez um evento de fim de ano ao ar livre. Colocaram o palco de costas pra um comerciante que não é associado, como forma de retaliação. Na hora do evento, choveu horrores, o que diminuiu bastante o público. Começaram pensando em retaliação, vingança, e acabaram se dando mal. Eu acho que é por aí.

Nosso projeto teve vários outros reflexos que, na hora da criação, a gente nem imaginava. Qdo começamos, a coisa estava tão feia que nos dispusemos a fazer tudo o que fosse preciso pra mudar, incluindo aquela jornada pra dentro de nós mesmas, que eu mencionei em outros posts. A mana se comprometeu a voltar pra terapia. Eu já fazia terapia e me comprometi a investir por mim mesma em coisas como levantar a autoestima, cuidar mais da minha aparência, parar de postergar as coisas, entre outros.



Esses objetivos foram criados considerando que alguma coisa dentro de nós tb precisava ser mudada pra gente nunca mais chegar onde estávamos quando começamos o blog. No início, a gente não sabia exatamente que coisas eram essas. A gente ia meio que adivinhando, supondo o que poderia ser. E na maioria das vezes, acertamos. E mais que isso, agora falando sobre mim apenas, descobri mais coisas sobre mim mesma que eu gostaria de mudar.

E toda a viagem pra dentro de nós mesmos, apesar de nos fazer melhorar, é dolorosa. Acho que é isso que cria os altos e baixos que a gente tem: a gente fica feliz qdo vê o progresso, mas fica triste de descobrir outras coisas a serem melhoradas. Eu falava mto, no início, que quando eu "consertava" uma coisa em mim, aparecia outra que precisava ser mudada. E, ainda hj é assim, com menor frequência, mas ainda descubro cada vez mais coisas sobre mim mesma. Feridas que eu pensava já estarem cicatrizadas, culpas que eu carregava e nem me dava conta, comportamentos repetidos que me faziam mal e eu continua fazendo sem perceber.



As coisas ficam mais evidentes também conforme a minha filha cresce. Vejo nela alguns dos meus comportamentos que eu me fazem mal. Não sei se ela me viu fazendo e daí repete ou se tá no sangue. Mas visualizar essas coisas só me fazem querer ainda mais mudar, pq eu preciso ensinar pra ela como superar isso tudo.

O namorido tb ajuda. Qto mais tempo a gente fica juntos, eu consigo ver com mais clareza meus padrões de comportamento que podem ter contribuído no fim dos meus relacionamentos anteriores e que eu não via antes. Ou talvez até visse, mas preferia deixar pra lá ou colocar a culpa de algum desses comportamentos no outro. E isso não pode mais ser feito. É preciso evoluir.

Eu andei desleixada com a terapia nos últimos tempos. Fiz uma consulta há uns dias atrás, pq tava meio desesperada e só. Mas tenho que voltar urgente.

Quem sabe esse seja um objetivo pra próxima fase: levar a sério a terapia.

Mas apesar de tudo isso ser tão difícil, eu faria tudo de novo. Ainda acho que a vida está mto melhor agora e que pode melhorar mto mais. Hj, eu acredito que eu posso ter a vida que sempre sonhei.

E vc? Acha que vale a pena enfrentar seus demônios interiores? Ou prefere deixa-los quietinhos?

Boa semana a todos.

Beijinhos,
Paula




Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Enfrentar os esqueletinhos que temos dentro do armário é muito importante, mas precisamos avaliar muito bem até onde podemos ir, afinal de contas, todo mundo tem uma lembrança pesada demais para ficar mexendo e remexendo... Enfim, ótimo post Paula...

    ResponderExcluir
  2. é mto mais cômodo culpar os outros ou as coisas do q vc mesma... assim vc fica na zona de conforto e não precisa mudar.

    eu passei por um momento forte desses de reconhecimento e estou no processo de mudança e crescimento. É difícil mas tenho certeza q é pra melhor.

    Força pra nós!

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!