sábado, novembro 26, 2011

Objetivos e dinheiro no bolso


Olá, pessoal!
Estou de volta. Mtas tarefas me deixaram longe do blog.
Passei uma semana fora pro casamento de uma amiga de infância e acumularam milhares de coisas na lojinha pra eu fazer. Pq o olho do dono é que engorda o gado. Eu sei que devia terceirizar algumas coisas, mas não tô podendo no momento.



Na verdade, isso me fez pensar nessa questão financeira.
Todo mundo acha que ser dono do seu próprio negócio é tudo de bom. Vc se manda, faz seu próprio horário, decide sua vida, certo? Não, errado. Tá, não é tão ruim qto ter um chefe psicopata te assombrando, mas tem um lado ruim que eu não sei se serve pra mim... Comecei a repensar o assunto. Às vezes, sinto falta de um emprego normal, com horário fixo, chefe para decidir por mim, décimo terceiro salário, férias... Pq férias pra mim são uma semaninha fora com a funcionária me ligando o tempo todo.
E isso é outra coisa difícil: contratar pessoas.
Sem falar que minha vida financeira fica uma montanha russa.



Quando a loja dá um lucro bom, não posso gastar pensando que, no mês que vem ou no próximo, as vendas podem cair...  E, às vezes, realmente caem e eu preciso usar minhas reservas.
Preciso de mais estabilidade.
Estive pensando em fazer concurso público...
Lógico que é triste. Mais uma microempresa fechar as portas. Mais uma pessoa desempregada... Mas a verdade é que é mto difícil conseguir estabilidade financeira fora do serviço público...

Quem sabe, faço os dois ao mesmo tempo.
Não sei, mas tô pensando no assunto. Assunto pra uma terceira fase talvez.

Além disso, quero dizer que consegui ir na dermatologista!!!! Finalmente! Como eu esperava, ela me disse que usaremos produtinhos leves agora no verão (pq eu ainda quero pegar uma prainha), mas no inverno... faremos peelings. Me recomendou 4 peelings. A situação tá feia mesmo, minha gente. Não é a toa que eu tava odiando me olhar no espelho.
Enqto não chega o inverno e os peelings, a receita é lavar a pele com um bom sabonete, passar um creminho leve pra controlar a oleosidade e abrir um pouco os poros e mto protetor solar. Minha médica recomendou um sabonete líquido que custa R$ 78,00. E não é nenhuma marca famosa. Os outros dois produtos são manipulados.

Mas vou me cuidar e vou ficar com pele de pêssego. Prometo.



Cuidar da pele é mto mais fácil do que emagrecer. Eu queria que fizessem um creminho pra eu passar no corpo que me fizesse perder quilos. Esse lance de não fazer e esperar a natureza demora mto. É difícil. O "não fazer" é pior do que o "fazer". Isso quer dizer que eu ainda não consegui manter uma dieta. Mas, sigo tentando.

E a preguiça tb mata... Não sei se é preguiça ou um cansaço absurdo... O fato é que, desde que voltei da minha "folga" pro casamento da amiga, tenho me sentido mto, mto cansada. O sono da filhota ajuda, claro. Só hj comecei a me sentir mais animadinha, pensando até em dar uma caminhadinha na praça hj.

Acho que isso é o que tem me trancado mais. Não consigo fazer nada com sono.

E vc? Como anda sua vida? Conte pra nós.

Beijinhos,
Paula

sexta-feira, novembro 25, 2011

2012 já chegou! Qual seu plano para 2012?



"Todos os dias, a nossa vida recomeça de novo."
(máxima judaica)


O ano novo tá chegando... ou será q já chegou?
Ainda não vamos fazer nossas retrospectivas por aqui, até porque a 2a fase do projeto termina em março do ano que ainda tá vindo. Mas acho q já tá na hora de pensar no q queremos pra mais um ano q vai iniciar.

Páre pra pensar: se nada mudar na sua vida no próximo ano, vc vai estar ok com isso? O caminho que vc está seguindo vai fazer com que vc chegue onde quer?

E se vc quer q coisas mudem, o q vc está disposto a fazer AGORA pra q isso aconteça?

E, se vc está satisfeito com o que conseguiu até agora, que tal traçar novos objetivos, realizar outros sonhos? Qual seu projeto de vida para 2012?

Nós duas temos pensado mto nisso, desde q esse projeto começou. Na 1a fase conseguimos implementar mudanças e cumprir alguns dos nossos objetivos. Nossa vida acabou mudando mesmo, a Paula, por exemplo, tava solteira e agora vai casar! A Taís aprendeu a fazer as unhas e emagreceu 4 quilos (e estacionou aí, mas, vam'bora!).

Mas ainda tem mtas coisas q queremos mudar, dentre elas, principalmente, a área das finanças e do corpo. Mais dinheiro, mais saúde e menos quilos! rsrsrsrs

A melhor maneira de saber qual vai ser seu futuro é construí-lo agora, vimos isso por aí. E achamos q vale mesmo. Vamos construir agora o q queremos.

Aqui vão umas dicas para vc começar a pensar no seu novo ano, na sua nova vida:


  • Físico – saúde, aparência, exercícios - o q vc quer mudar nessa área?
  • Espírito – o q vc quer pra essa área? Tem q melhorar? Vai meditar? Frequentar a igreja? Ler mais?
  • Finanças – salário, investimentos, dívidas... como melhorar isso?
  • Desenvolvimento pessoal – conhecimento, educação... vc precisa ler mais? quer fazer uma faculdade? mudar de área profissional? fazer uma pós?
  • Família – como melhorar seus relacionamentos?
  • Social – amigos, conhecidos... onde aprofundar e onde cortar laços?
  • Carreira – suas ambições, seus sonhos... vc está atrás do q realmente importa pra vc?
Escrever as coisas que vc quer é uma ótima maneira de ver quais são suas reais necessidades e começar a construir uma nova vida. Aqui tem um questionário que pode ajudar (está em inglês).


Então, bora fazer listinha do q queremos pra esse 2012 (ou vc acha mesmo q o mundo vai acabar e vai ficar sentado esperando?)?


Beijinhos da Paula e da Taís.

quarta-feira, novembro 23, 2011

Sorteio de Natal da CORA Esmaltes!



ESSE SORTEIO JÁ FOI REALIZADO - INSCRIÇÕES ENCERRADAS! Resultado aqui.


Hj eu e a mana recebemos a feliz notícia de que a Cora Esmaltes vai disponibilizar um kit Nanotech, com 22 esmaltes, para sorteio aqui no blog! Isso porque eu, Taís, participei do dia da leitora no blog da Cora, com uma foto das minhas unhas. O esmalte que eu tenho é o Quartzo Pink, ganhei de presente de uma amiga e amo, é muito lindo, dura muito!




O kit, QUE VAI SER ENVIADO PELA PRÓPRIA CORA À GANHADORA (ou seja, não somos nós que vamos enviar), contém 22 esmaltes diferentes, todos da coleção Nanotech, e é esse das fotos acima. Para ver os swatches dessa coleção, vá no blog da Cora aqui, aqui e aqui.

Para participar do sorteio há apenas dois requisitos: seguir o twitter da Cora (@esmaltecora) ou curtir a página da Cora no Facebook e publicar a frase abaixo no twitter ou no FB. 


"Eu sigo a Cora e vou ganhar o Kit Nanotech do sorteio em parceria com a Paula e a Taís do 6 Meses Pra Mudar - http://tiny.cc/obz24"

Aí vc preenche o formulário AQUI APENAS UMA VEZ, ok?


O sorteio vai ser dia 09/12/12. Não é necessário seguir nosso blog, nem nosso twitter, nem o nosso FB, mas quem quiser, vamos adorar novas leitoras e seguidoras.

Beijos da Paula e da Taís.

terça-feira, novembro 22, 2011

Item 23 cumprido! Conhecer Buenos Aires!



Oi, pessoas queridas! Agora q deu pra respirar um pouquinho da correria q foram as últimas duas semanas, vim contar pra vcs sobre a minha viagem!

Um dos objetivos da 2a fase é viajar, e na minha lista de 101 Coisas o item 23 era "conhecer Buenos Aires". Foi a minha 1a viagem internacional! Foi tão legal!


Meu namorado melhor do mundo q me deu a viagem de presente, tem como não amar?

Foi apenas 1 semaninha, e ficou a vontade de voltar. Não sei quem já foi pra Buenos Aires, eu nunca tinha ido e me apaixonei! É uma cidade mto linda! O problema é que não deu pra fazer dieta! rsrsrs
Meninas, a comida lá é inacreditável! Tudo é lindo e gostoso! As confeitarias e padarias são um arraso!
Aí eu 'meique' fui obrigada rsrsrs a comer rsrsrs quase tdo! (A desculpa da gordinha).

Acho q um dos objetivos da 3a fase do projeto será descobrir como manter a dieta em viagem.

A viagem foi curta, mas foi mto boa! Eu adorei cada minuto! Nós fomos em mtos lugares, não vou lembrar o nome de todos, mas tdo era mto lindo! Eu adorei o museu da Evita, tem roupas q ela usava e fotos, e uma cafeteria cheia de coisas deliciosas.


A gente foi num show de tango, mto lindo! (obrigada pela dica, @alfeojr !)

E vimos tb a Mafalda, o Obelisco, as Galerias Pacífico, e a famosa Rua Florida, onde tem um montão de lojas e coisas legais pra comprar. Sei q sou uma deslumbrada, mas q posso fazer se amei mesmo tudo, tudim?

O problema foi a volta, nunca pensei q se eu ficasse só uma semaninha fora as coisas fossem ficar tão bagunçadas na firma. Agora é hora de arregaçar as mangas e retomar os planos. Is this real life? rsrsrs Nem deu tempo de baixar as fotos ainda, peguei essas só pra não deixar o post sem fotinha.

Beijos da Taís.

sexta-feira, novembro 04, 2011

Emergências e planejamento financeiro



Seguindo o tema das planilhas, e pq agora é início de mês, época que as pessoas ainda tem dinheiro no bolso (eu!), eu achei um texto na internet que tem tudo a ver e resolvi compartilhar com vcs.

O texto é do Pete the planner (o planejador). O cara tem umas ideias mto legais sobre planejamento do nosso dinheiro e que são super simples. Qualquer um de nós, mesmo eu que não tenho salário fixo, pode fazer. Aliás, as pessoas que não tem salário fixo são as mais beneficiadas com as dicas desse texto, justamente pq nunca sabem qto terão disponível no próximo mês.

Fundo de emergência:
Pete defende que todo mundo deve ter um fundo de emergência. Um dinheirinho guardadinho, que seja igual a três meses das despesas fixas da pessoa. Esse dinheiro não é economia. Vc não vai usar qdo surgir uma boa oportunidade. Vc vai guardar e usar qdo tiver uma emergência. Se usar dinheiro do fundo, deve repor o mais rápido possível para ter sempre os três meses de despesas guardados.

Emergência:
Seria aquela situação realmente importante e inesperada. Exemplos: consultas médicas, conserto do carro quebrado, perda de emprego (sai, zica!).

E se vc não tem um fundo de emergência:
Pq, cá entre nós, pouca gente hj em dia tem, né?  Ele recomenda usar o cartão de crédito! Mas o cartão é usado só em emergências e não tranquilamente como a gente costuma usar. Deve se pensar em economizar tudo o que for possível enqto não pagar o cartão de crédito, para evitar o endividamento. (quem nunca passou por isso???).
E, para reduzir os gastos, ele recomenda, inclusive:
1- Evitar de comer fora de casa por alguns meses;
2- Suspender a TV a cabo por alguns meses;
3- Vender algumas coisas no EBay ou em venda de garagem. (No Brasil, não fazemos venda de garagem, mas tenho certeza que todo mundo tem alguma coisa em casa que poderia vender. Eu pensei em um depilador de cera roll on que eu nunca aprendi a usar direito e agora está esquecido na caixa)
4- Pensar melhor nas compras de supermercado. ( Eu torro dinheiro no supermercado. Compro mtas coisas que não precisaria)

É, gente, táticas de guerra. Mas ele tem razão. A gente não devia se acostumar a viver apertado de dinheiro. Lógico que tem gente que realmente ganha pouco. Mas mtas pessoas vivem sem dinheiro pq gastam mais do que recebem. E isso não só pode como tem que ser modificado. Já imaginou a paz de ter um vida financeira tranquila? Deve ser ótimo.


Eu já estou numa política séria de redução de gastos e fiquei mto feliz com o resultado. Mal posso esperar pra fazer a planilha de dezembro! Consegui reduzir despesas com doméstica, contador, telefone fixo e celular. Mais de R$ 300,00 de economia. Estou super feliz com esse resultado, mas sei q tenho bastante a melhorar, ainda mais que sou mãe, né?

E vc? Tem alguma dica pra controle financeiro? Quer compartilhar conosco?

Beijinhos,
Paula.