quarta-feira, agosto 24, 2011

Como conseguir o que você quer?


Cuidado com a língua! 7 regras para vc conseguir o q vc quer!

Há alguns anos eu estava num carro com um promotor musical. Ele me pegou no aeroporto e estava me levando ao hotel onde eu ficaria antes do meu show. No caminho, falamos de guitarras. Aí falamos sobre as guitarras Olson, as melhores do mundo. Então ele disse pra mim: "Bom, pois é, nunca terei uma guitarra Olson na minha vida".

Teve uma época em que eu não falaria nada ao ouvir um comentário desses, até diria: "nem eu". Mas hoje em dia eu falo, não posso ficar quieta. Virei pra ele e disse: "Vc NÃO PODE falar isso!"

Isso porque eu conheço o poder da linguagem. Quando você compreende que palavras viram coisas, vc se policia pra não dizer essas bobagens.

Então eu tenho uma regra: Amigos não deixam amigos falarem bobagens.

Preste atenção!

A linguagem que vc usa é poderosa! Palavras criam realidade. Mesmo que o promotor musical não saiba como ele vai conseguir uma guitarra Olson pra ele, ele não pode simplesmente cortar a possibilidade com suas próprias palavras.

Se vc está se perguntando como prestar mais atenção ao que diz, aqui vão 7 regras para conseguir o que quer!

1 - Elimine "nunca" e "sempre."

Nunca e sempre são palavras de histeria. "Eu sempre erro tudo!" "Eu nunca vou entender isso!" "Eu nunca vou ter uma guitarra Olson."

Em primeiro lugar, isso não é verdade. Se vc sempre errasse tudo, não teria nem conseguido sair do útero da sua mãe.

Em segundo lugar, palavras extremas acabam te prendendo a uma situação. São apenas um desabafo emocional, mas vc tem mais poder que suas emoções.

2 - Use E no lugar do MAS.

MAS torna sem efeito a frase que vem antes. E inclui alguma coisa. Por exemplo: "É um bom artigo, MAS precisa ser editado" não é tão encorajador quanto "É um bom artigo, e precisa ser editado".

O "Eu te amo, MAS..." é outro ótimo exemplo do poder devastador do MAS.

3 - Evite o DEVERIA.

Deveria é uma palavra terrível por vários motivos.

Deveria é papo de vítima. Tira o poder do objeto. Nega os desejos e torna mais difícil fazer escolhas. Adiciona uma energia nebulosa ao processo de tomar decisões.

Use palavras poderosas como "Eu posso..." "Eu vou..." "Eu escolho..." "Eu gostaria de..." "Eu não quero..." ou "Você poderia considerar..."

4 - Pare de dizer que está deprimida.

E não deixe ninguém dizer que vc está. Quando vc diz que está deprimida, ou obsessiva compulsiva, ou DDA (como eu digo às vezes), ou qq coisa, vc está chamando isso pra si! Está chamando com as palavras mais poderosas: Eu estou! Eu sou! Pare de dizer que é ou está qq coisa q vc não queira!

(Eu sou magra! Eu sou magra! Eu sou magra! Vou repetir incessantemente! Como um mantra!)


5 - Delete a palavra ódio do seu vocabulário.

Ódio tem muita energia. Quando vc usa essa palavra, vc manda um monte de energia para aquela coisa que vc "odeia". Ou seja: vc está perdendo energia praquilo q vc "odeia", ainda q seja energia negativa. Prefira o amor!

6 - Seja/Esteja ótima. Ou maravilhosa!

Um mal de hoje em dia é que a gente pensa que tem quer ser autêntico a todo custo. Então não podemos responder um simples "Tudo bem?" ou "Como vai vc?" sem sair contando todas as nossas mazelas.

Tente fazer isso: quando as pessoas perguntarem como vc está, responda simplesmente "Estou ótima!"

Eu ficava pensando q pra dizer isso eu tinha q ter uma boa razão, como ter ganho na loteria ou algo assim. Senão as pessoas ficariam desconfiadas e ficariam se perguntando: qual o problema dessa daí? Mas deixei essas preocupações de lado e passei a responder só isso.

A verdade é q a maioria das pessoas não tá nem aí se vc está ótima (ou se vc está mal). Então diga por vc mesma. Para vc mesma.

7 - Preste atenção à música do seu falar.

Vc sabe como algumas pessoas? Falam com interrogações? E vc não entende pq? Mas faz vc pensar q não deve confiar nelas? E faz com q vc não queira ter nenhum relacionamento com elas?

A música do seu falar diz muito sobre vc. Se vc fala elevando a voz (obrigada por me ouvir) ou se vc termina todas suas frases com interrogações ou silêncios longos, preste atenção na razão pela qual está fazendo isso. Porque isso reflete suas emoções. Mesmo que pareça fingimento no início, seja confiante no que vc diz.

Esse post é uma tradução livre de um texto da Christine Kane, e achei muito útil. Espero que gostem.

Beijos da Taís.
Comentários
5 Comentários

5 comentários :

  1. Bom dia!
    Eu simplesmente amei o texto!
    Estou ótima, obrigada! E sou magérrima! rs
    Tenha um lindo dia!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Estrela! Estou ótima! Maravilhosa! E super em forma!
    Um beijo da Taís.

    ResponderExcluir
  3. Hum...legal!!!
    Com certeza voi abolir essas palavrinhas do meu vocabuçário!!!
    Bjokasss

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Amiga
    Gostei muito do texto, com certeza as palavras tem poder.
    Te desejo uma linda quinta de muita garra, força e determinação.
    Grande beijo e fique com Deus

    ResponderExcluir
  5. NOSSA, VOU ATE IMPRIMIR PRA DAR PRA ALGUMAS PESSOAS QUE PRECISAM OUVIR E LER TUDO ISSO

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!