segunda-feira, agosto 29, 2011

Balanço 1a fase - Objetivos Corpo (Taís)


Eu e a mana resolvemos continuar nosso projeto, criar uma 2a fase. Enquanto elaboramos isso, vamos fazer aqui posts contando sobre esses primeiros 6 meses.
Achei que fica mais fácil dividir por grupos de objetivos e comentar.
Vou começar pelo corpo porque foi a ordem que colocamos ali na coluna lateral.

Meus objetivos na 1a fase para o item corpo foram:

- emagrecer 8 kilos;
- voltar a praticar boxe;
- fazer exercícios ao menos 3x na semana;
- começar a correr;
- melhorar minha alimentação;
- aprender a fazer minhas unhas sozinha;
- dormir e acordar mais cedo;

Quem tem acompanhado, sabe que eu consegui cumprir o objetivo de aprender a fazer as unhas sozinha. Ainda não coloquei o vídeo no qual eu ensino isso por aqui, porque não terminei de editar (sou principiante nessas coisas de vídeo), mas logo vai estar por aqui.
Eu ainda demoro muito fazendo as unhas e meu alicate está quase totalmente sem fio, o que dificulta, mas tenho conseguido fazer um bom trabalho.
É bem gratificante, especialmente porque economizo dinheiro. Mas também tem o lado eu que fiz! E quando alguém elogia minhas unhas, eu sinto muito orgulho.
Esse item estava em corpo porque é uma coisa que exige habilidade manual, uma coisa prática. Claro que ainda tenho que melhorar a técnica, mas isso acaba acontecendo naturalmente, quanto mais a gente pratica a coisa.
Já fiz até uma participação especial num blog que eu adoro, o Boutique de Luxo, da Ju Octavini.

Os outros objetivos, como vcs podem ver, salvo o de dormir e acordar mais cedo, todos dizem respeito à saúde e dieta. Eu emagreci 3 quilos em 6 meses, sem fazer dieta. Eu simplesmente fui mudando a alimentação aos poucos, cortando issos e aquilos. Mas não tá bom. Volta e meia eu dou uma bela escorregada. Pra quem quer verificar isso, tem ali ao lado o meu diário alimentar. Ele tá bem extenso, mas faz semanas que eu não atualizo.
O diário alimentar foi bem útil pra mim. Me fez prestar mais atenção ao que eu estava comendo. Na 2a fase pretendo voltar a utilizá-lo, e pretendo fazer uma dieta mais a sério.
Vejam que eu queria, e quero, emagrecer 8 kilos, e também quero melhorar minha alimentação.
Esses objetivos foram parcialmente cumpridos. Comecei o desafio das maçãs e até agora foram 28 maçãs... faltam muitas! Mas é uma maneira de comer frutas, que eu não tenho costume de comer. Escolhi a maçã porque ela tem muitos benefícios nutricionais, um deles a quantidade de fibras. Vou seguir nesse desafio.

Coloquei 3 objetivos relativos a atividade física: começar a correr, voltar ao boxe e fazer exercícios físicos ao menos 3x na semana. Claro que isso não podia dar certo. Era muita coisa. Agora eu vejo que eu deveria ter fixado como meta apenas os exercícios 3x na semana, qualquer exercício, caminhada, corrida, qualquer coisa. Não voltei ao boxe por falta de dinheiro, e não comecei a correr porque não costumo nem caminhar na rua. Tem que ser uma coisa de cada vez, e eu quis tudo ao mesmo tempo.

Eu comecei a fazer os exercícios de um vídeo da Jillian Michaels só agora no finalzinho da 1a fase. Alguns dias eu saí pra caminhar, noutros fiz yoga em casa, mas não mantive uma rotina. Minha idéia é usar esse vídeo da Jillian e mais outros que tenho encontrado na internet e me exercitar em casa. Não tenho dinheiro pra academia agora, então tenho que resolver o assunto como puder. O bom é que a primavera está chegando e os dias vão começar a ficar mais longos, assim vai dar pra sair pra caminhar no final do expediente.

Minha idéia é fazer um horário, daqueles q a gente tinha na escola, com essas atividades, e também pra outras atividades relacionadas aos meus objetivos no item "mente".

Essa questão do corpo já foi tratada em vários posts no blog, mas acho que o principal é a gente amar o corpo que tem e ver como ele é incrível. Esse amor e respeito ao próprio corpo é que eu vejo que falta, muitas vezes em mim, muitas vezes na mana, muitas vezes em várias pessoas que eu conheço. A pessoa só para pra olhar pro próprio corpo quando é obrigada, quando tem algum problema de saúde. E a gente não tem porque deixar chegar nesse ponto. Com tanto conhecimento disponível, com tanta informação, não dá pra fingir que não se sabe que uma boa alimentação melhora tudo: forma física, cabelos, pele, auto estima e SAÚDE. Que é sempre o mais importante.

Eu e a mana tivemos uns problemas de saúde esse ano. Serviram pra gente parar e perceber coisas que estavam (e muitas que ainda estão) erradas. Somos jovens e não queremos ficar doentes. Alguém quer? Acho q não. Então começar a mudar a alimentação é uma coisa que tem que ser feita agora, já.

A mana me mostrou uma matéria bem bacana, no site da revista Cláudia, sobre dietas. Vale a pena a leitura.

Mas voltando aos meus objetivos. Vou manter esse único objetivo na 2a fase: fazer exercícios ao menos 3x na semana. Não importa como, nem o q. Ao menos 30 min, 3x na semana. Como eu falei, consegui me exercitar, mas sem rotina. Então os progressos não foram muitos.

Já sobre o objetivo que sobrou: dormir e acordar mais cedo, eu vou ter que falar disso noutro post.

Beijos da Taís.

Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Eu achei a ideia do blog de vcs maravilhosa. Você conseguiu bastante coisa hein? É legal fazer listinhas e ir cortando o que a gente vai realizando né?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas suas conquistas lindona!
    E que venha a próxima fase...
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela força, meninas!
    Tem sido mto legal!
    Beijos da Taís.

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!