segunda-feira, junho 27, 2011

Domando a minha ferinha


Voltei!!!
A rotina vai me engolindo e eu acabo sem tempo de vir pro blog. Ô, vida corrida!
Dois aspectos em particular têm ocupado a maior parte do meu tempo: meu namoro e minha filha. Como o amor tá mto bem, obrigada, e é um dos meus objetivos cumpridos, quero falar sobre a minha experiência como mãe. No meio de todas as dificuldades, meu namorado teve algumas ideias que eu achei mto boas e quero compartilhar com vcs.

Como eu disse antes, o relacionamento com ela nunca foi fácil. Ela sempre foi birrenta e mto mimada, mas, nos últimos tempos, tem piorado bastante. Achei que talvez o problema fosse atenção, por isso, coloquei como um dos meus objetivos dar mais atenção pra ela.
E eu me esforcei de fato pra fazer isso, mas qto mais atenção eu dava, mais ela queria.
Minha terapeuta diz que alguma coisa que eu não estou percebendo deve estar acontecendo com ela. E que eu tenho que mudar a minha maneira de agir com ela pq seja lá o que eu estiver fazendo, não está funcionando. Talvez ela tenha razão mesmo.

Pra resolver o problema, tivemos algumas ideias:

1) Estabelecer uma rotina: todos dizem que a rotina traz segurança para a criança e tranquilidade para os pais. Quem sabe? Vamos tentar. Estabeleci uma rotina para as noites dela: banho às 18, jantar às 19h, e dormir às 22h, pra criaturinha não dormir de barriga cheia.

2) Estabelecer tarefas para ela: pq eu não sou escrava e ela não é a princesinha mandona. As crianças têm que aprender a valorizar as tarefas diárias da mamãe e a ter responsabilidade. A gente se esforça para dar tudo de bom e do melhor pra eles e esquece de ensinar uma regra básica da vida: fazer por merecer. Elas acabam não dando valor. Na vida não se ganha sem esforço. E as crianças tb têm que aprender isso.


3) Limitar o horário da televisão e rever os programas que ela pode assistir: eu nunca fui daquelas mães que proíbiam os filhos de assistir novelas, por exemplo. Mas as novelas de hj realmente estão terríveis. Podem acabar fazendo com que as crianças achem que aquilo que passa ali é normal.
Programas supostamente de crianças que mostram crianças birrentas, mal educadas, que não gostam de tomar banho e coisas assim tb vou barrar. Elas acabam imitando o personagem preferido.

Com esse programa quase super nanny pretendo que as coisas melhorem aqui em casa. Pq se ela se acostumar com a rotina e parar de fazer birra pra tomar banho, comer e dormir já estaria mto bom. Se ajudar nas tarefas domésticas então, seria quase o paraíso. Mas a intenção é que ela comece a entender que não vai adiantar desobedecer e que, para cada ação dela, vai ter uma consequência e assim aprenda a ser uma pessoa melhor.
E nós duas precisamos de paz.
Torçam por nós.

Alguém quer compartilhar com a gente sua experiência? Vc tb tem uma ferinha em casa? Como consegue domá-la?

Beijinhos
Paula

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!