quarta-feira, abril 27, 2011

Cultive o bom humor comendo!


Bem melhor hj do que ontem e antes de ontem.
Uma boa noite de sono já faz toda a diferença pra mim. E eu tenho me sentido sempre mto cansada e sonolenta. Intensivo de sono já!

E ontem peguei o resultado do meu último exame. Tudo ótimo, graças a Deus. Tirei um peso das costas.

E o mau humor foi embora mesmo. =)
Me surpreendi de perceber que eu sou uma mulher como as outras e tenho TPM e mau humor durante a TPM. (Eu achava que não tinha)

Daí, fuçando na internet, descobri aqui que existem coisas que a gente pode comer pra ajudar a resolver alguns dos nossos probleminhas. Por exemplo:

- Para curar o desânimo:

"Pode parecer clichê, mas a melhor injeção de ânimo é um café da manhã completo. Uma mesa com cereais, fibras e frutas (frescas ou secas) pode ajudar a “acordar” a glândula suprarrenal, responsável pela regulação do cortisol, hormônio associado ao stress. Para estimular a oxigenação dos tecidos e garantir o entusiasmo, nas demais refeições inclua ferro e vitamina B, com alimentos como lichia e verduras de folhas escuras."

- Para curar a depressão:

“O regime alimentar, nesse caso, precisa servir como estímulo para a pessoa voltar à vida criativa”, diz Rosenbaum. O homeopata destaca a importância de investigar a origem do problema, como anemias. Para evitar a falta de vitaminas e minerais, que acelera o processo depressivo, recomenda o consumo de frutas. A boa notícia para algumas pessoas é que chocolate amargo tem o mesmo papel. Ele contém anandamida, substância que diminui a sensação de tristeza e reduz os níveis de hormônio do stress."

- Insônia e ansiedade:

"Os alimentos não têm o poder de curar a insônia, mas podem aliviar o problema, com a ajuda do triptofano. Esse aminoácido, presente nas proteínas, quando associado ao carboidrato, favorece a produção de serotonina, neurotransmissor que participa da produção de melatonina, hormônio indutor do sono. O conselho é incluir arroz e pão integrais, leite, nozes e lentilha no cardápio. Contra a ansiedade, uma receita saborosa: misture banana-nanica e iogurte – ambos contêm triptofano, que age como um calmante natural."

- E a pra curar a minha mais nova companheira TPM:

“Estudos comprovam os efeitos benéficos dos derivados da soja, como tofu, leite de soja ou missô, ingrediente da culinária japonesa, para suavizar as mudanças hormonais”, afirma Rosenbaum. Vanderlí sugere também adicionar frutas vermelhas ao lanche. Os dois grupos de alimentos auxiliam no equilíbrio do estrógeno e amenizam os sintomas da TPM. Sandra propõe complementar a dieta com fontes de vitamina B6, como batata, banana e cereais integrais, além de cálcio, encontrado no leite e derivados, e magnésio, presente nas castanhas."

Já ouvi, naquele programa que eu adoro "Vc é o que vc come" da GNT, que comer alface e banana melhora o humor.


Vamos tentar?


Beijinhos,
Paula


OBS: no site de onde eu tirei a imagem tb tem uma dieta de bom humor e mais dicas. Bem legal!
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!