terça-feira, março 15, 2011

Vítimas do passado


Eu tenho um amigo que diz que todos somos vítimas do passado. Que estamos sempre pensando e sofrendo pelo passado, ou então lembrando de épocas supostamente melhores e mais felizes, e, assim, deixamos de aproveitar o hoje e de preparar nosso futuro.
Eu concordo com ele e sofro desse mal a nível alarmante.
Volta e meia me pego pensando naquele "e se..": e se eu tivesse feito isso, em vez daquilo? E se tivesse dito isso, em vez daquilo? E se tivesse ficado quieta? E se tivesse ido? E se tivesse ficado? e por aí minha cabeça vai, enquanto eu fico experimentando profundo sofrimento pelas minhas escolhas "erradas".
A gente aprende errando. Fato. Principalmente no que diz respeito a como viver a nossa vida. Podemos ter professores de matemática, de português, de dança, que nos ensinam a como evitar erros, nos mostram os erros antes que a gente os cometa. Mas, na vida, ao contrário dos filmes de kung-fu, não temos um mestre que nos aponte o melhor caminho e nos encha de lições de sabedoria.
Pode ser que nossos pais tenham nos ensinado algumas coisas. Mas a vida deles, o ponto de vista deles, é sempre diferente da nossa vida, do nosso ponto de vista, e isso, provavelmente, nos leva a cometer erros parecidos com os deles ou a cometer erros que eles nos apontaram antes.
A verdade é que nessa nossa vida, só existe o hoje e só temos a nós mesmos para nos guiar.
E se ficarmos sendo tomados de assalto pela nostalgia e pelo "mea culpa", acabaremos perdendo bons momentos agora.
Faço essas reflexões porque alguns dos objetivos meus e da mana dizem respeito ao espírito: a mana quer dizer não mais vezes, quer parar de postergar coisas. Eu quero meditar, quero me respeitar mais. E o passado tem grande peso nisso.
Porque possivelmente é lá no passado que está o porquê de ser tão difícil dizer não, de ser tão difícil me respeitar, de ser tão difícil parar de postergar as coisas...
O passado pode ser útil. Essa, aliás, devia ser sua única função: utilidade. Servir como base de aprendizado, algumas boas lembranças para ajudar em momentos difíceis, e só.
Mas, no geral, eu vejo que, assim como eu, as pessoas se pegam presas ao passado, com uma dificuldade incrível de deixar as coisas para trás, principalmente as mágoas. E, quanto mais mágoas e ressentimentos guardamos, mais difícil fica de aproveitar as coisas boas do agora, de ir para frente, de melhorar.
E, muitas vezes, as coisas acumulam tanto que acabam estourando e deixando a gente em estados depressivos e coisas piores.
Quando se procura sobre como deixar o passado pra trás, a palavra mais encontrada é perdão.
Perdoar é bem difícil. Perdoar a si mesmo é, muitas vezes, quase impossível. Só que, depois de muito tombo, eu vejo que perdoar é o único caminho. Perdoar a si mesmo, ou perdoar a quem nos magoou, é como a gente toma as rédeas da própria vida outra vez.
Os contos de fada modernos são assim, não são? Vejam o caso da Liz Gilbert, de "Comer, Rezar, Amar". Toda uma jornada de auto descobrimento para perdoar ao ex-marido e à si mesma.
Aqui ficam umas dicas sobre isso, que estou tentando implementar e que você também pode experimentar. Aqui ficam outras:

1. Comprometa-se em deixar seu passado pra trás. Você não vai conseguir isso num segundo, provavelmente não conseguirá em apenas um dia. Demora até a gente parar de ruminar sobre as coisas. Então comprometa-se em deixar o passado para trás, especialmente aquelas coisas que te fazem sofrer.
2. Pense nos prós e contras. Que problemas esse sofrimento te causa? Afeta seu relacionamento com alguém? Afeta seu trabalho ou sua família? Te impede de procurar ser feliz ou melhorar como pessoa? Te deixa infeliz? Pense em todos esses problemas, e perceba que é necessário mudar. Então pense nos benefícios do perdão — como isso te fará mais feliz, te libertará do passado e da dor, e melhorará sua vida e relacionamentos em geral.
3. Entenda que você tem escolha. Você não controla as ações dos outros, e nem deve tentar. Mas você controla não só suas ações, como seus pensamentos. Você pode parar de reviver os momentos dolorosos, e pode escolher ir em frente. Você tem esse poder. Você só precisa aprender a exercitá-lo.
4. Sinta empatia. Tente: coloque-se no lugar de quem te magoou. Tente entender porque a pessoa fez o que fez. Parta do pressuposto que a pessoa não é má, ela apenas cometeu um erro. No que ela estaria pensando, o que pode ter acontecido a ela que a levou a fazer o que fez? O que essa pessoa deve ter sentido antes e depois de fazer o que fez? Como ela deve sentir-se agora? Você não está aceitando o que a outra pessoa fez, não está dando razão a ela, está apenas tentando entender como as coisas aconteceram e os motivos da outra pessoa.
5. Entenda a sua responsabilidade. Tente descobrir se você pode ter sido parcialmente responsável pelo que ocorreu. O que você poderia ter feito para evitar, e como pode prevenir situações semelhantes no futuro? Não estou dizendo para você se sentir culpado por tudo, ou para tirar toda a responsabilidade da outra pessoa. Mas você tem que perceber que nós não somos vítimas da nossa vida, mas sim participantes atuantes nela.
6. Foque no presente. Agora que você analisou o passado, perceba que ele... já passou. Não está mais acontecendo, a não ser na sua mente. E isso é o que causa problemas — tristeza e estresse. Então, traga sua atenção de volta ao presente. O que você faz agora? Que satisfação você pode tirar dos acontecimentos atuais? Encontre alegria na vida agora, enquanto a vida acontece, e pare de reviver o passado. É normal, você inevitavelmente se pegará pensando no passado vez ou outra, apenas seja capaz de perceber seus devaneios, e gentilmente traga sua mente de volta ao presente.
7. Permita que a paz entre em sua vida. Enquanto foca no presente, tente prestar atenção à sua própria respiração. Imagine que cada expiração é o passado e a dor indo embora, sendo libertos de sua mente e pensamentos. E imagine que cada inspiração traz paz, que entra em você e te preenche. Abandone o sofrimento e o passado. Deixe a paz entrar na sua vida. E vá adiante, sem mais pensar no passado, concentrando-se no presente e na paz.
8. Sinta compaixão. Finalmente, perdoe a pessoa, perdoe a si mesmo, e perceba que ao perdoar, você se permite ser feliz e ir adiante. Sinta empatia e deseje felicidade àqueles que te magoaram. Deixe que o amor pelas pessoas, e pela vida em geral, cresça dentro de você. Pode levar tempo, mas se você empaca antes de chegar até aqui, repita as sugestões acima até chegar a esse ponto.

Talvez algumas pessoas achem tudo isso uma bobajada. Confesso que eu também achava. Mas a gente vai levando tanto rapa da vida que acaba percebendo como ficar se prendendo ao passado é cruel, cansativo, só magoa e traz sofrimento. Muitas vezes, aquela pessoa que nos magoou sequer lembra do acontecido, enquanto nós estamos revivendo a cena mil vezes, sem qualquer necessidade.
O que você acha disso?

Beijos da Taís.
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Adorei as dicas, pode ter certeza que eu vou fazer bom uso dele, estou passando pelo mesmo que vc Taís, só que comigo foi pior, pq eu me sentia tão culpada por tudo que começei a me odiar, mas eu não quero continuar assim...quero mudar.
    Parabens, o blog ta maravilhoso...

    ResponderExcluir
  2. Otimas Dicas,precisava delas,colocarei em pratica decidi mudar o meu modo de pensar e viver para melhor! chega de viver do passado,chega de achar que sou vitima de tudo e de todos,quero e vou me libertar agradecida,me ajudaram muito!

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!