sábado, março 26, 2011

Um dinheirinho no porquinho sempre vem bem!


Nessa época do ano, a gente tem que fazer uma coisa que me deprime mto todos os anos: Imposto de Renda.
O problema não é pagar, mas olhar praquele dinheiro, que supostamente a gente ganhou, e pensar: pra onde ele foi???
Intrigada com o assunto, pensei que devia fazer um pouco mais de economia nesse ano e, em 2012, saber direitinho onde foi parar o meu dinheiro (de preferência que tenha ido parar na minha poupança).
Daí, vem a Rede Globo e dá uma bola dentro. O Globo Reporter de sexta falou sobre economia doméstica. Eu não pude ver, mas assisti tudo no youtube . Mas vc não precisa ir lá olhar, eu faço um resuminho básico pra nós, até pra poder me lembrar depois. Anota aí, mana.
Na maioria são coisas que a gente já sabe.
Pra sair ou não entrar no vermelho, eles recomendam:

- Fazer uma planilha de custos e renda.
Pra visualizar o qto da tua renda já está comprometido com contas mensais e prestações e, assim, saber qto vc ainda pode gastar.

- Fazer uma reserva financeira.
Guarde um pouco de dinheiro na poupança ou em outro investimento todo mês. Nada de fazer como a Paulinha aqui e achar que o dinheiro que sobra é dinheiro que tu pode torrar. E vale qualquer quantia. Esses trocadinhos guardados podem fazer a diferença na hora que vc precisa. Vale por na poupança tb aquele dinheiro que vc ia pagar na prestação de algo que vc quer comprar e comprar à vista mais tarde.

- Cortar gastos.
O dinheiro acabou antes do fim do mês? Comece a cortar supérfluos ou arranjar maneiras de economizar. Trocar o ônibus ou o carro pela bicicleta, por exemplo, fazer as unhas em casa, se maquiar e arrumar com a ajuda das amigas, etc.
E, se vc já não faz nada de supérfluo, pode economizar nas compras do mês. O programa deu 7 passos pra isso. Parecem básicos, mas a gente acaba esquecendo.
1- não ir ao supermercado com fome.
Mamãe já tinha me ensinado essa.
2- comprar não-perecíveis em grande quantidade.
Diz o cara do programa que se comprar cinco quilos de arroz, economiza um no preço. Bora comprar aqueles potes de guardar comida que a vovó tinha.
3- Reduzir quantidades de alimentos com preço em alta.
Diz que o feijão subiu horrores. Vamos comprar menos pra ver se baixa.
4- Variar entre carne, peixe e frango.
Se o corte de carne que vc quer está mto caro, substitua por peixe ou frango. Diz o cara que não vale a pena comprar carne de qualidade inferior pq normalmente são carnes mais gordas e a gente quer comprar carne e não gordura, né?
5- Preparar uma lista de compras
Não faça como a Paula que faz a lista, deixa grudada na geladeira, e acaba comprando só porcarias no mercado e esquecendo do que precisa. Leve sua lista pra passear no mercado e só compre o que estiver na lista. O resto são coisas de que vc não precisa realmente.
6- procurar os produtos da estação.
Ainda me dei o trabalho de ir procurar quais são eles. Tá tudo aqui.
7- Planejar o cardápio antes de comprar.
Já tinha pensado nisso sozinha. Acho que é uma forma de não desperdiçar comida em casa e no supermercado. Vou planejar o que eu (ou a empregada) vou cozinhar em uma semana e vou no mercado comprar.

No meu caso, economizar é um pouco mais complicado pq eu tô no triste grupo dos profissionais que não sabem qto vão ganhar no fim do mês. Acaba que eu vou colocando na conta o dinheiro que vou ganhando, misturando com aquele que sobrou e torrando sem noção. Pra freiar isso, resolvi que vou me dar um salário como qq pessoa normal. Farei isso separando tudo o que eu ganhar em abril do resto do dinheiro para em maio usar como salário. É uma ideia. Vamos ver se funciona.

E como andam as suas finanças? Gostou das dicas?

Beijinhos,
Paula
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!