domingo, março 27, 2011

Organizando as finanças


Eu coloquei nos meus objetivos:

- ganhar o dobro do que eu ganho agora;
- organizar minhas finanças;
- economizar dinheiro, ainda que seja uma quantia mínima, todo mês;
- ganhar dinheiro com o blog;

Ou seja, 4 dos meus objetivos são financeiros. A mana não colocou nenhum objetivo financeiro na lista dela, mas está preocupada com isso, tanto que escreveu a respeito. Bom, eu há tempo sei da importância de controlar as finanças. Já tive um problema sério de dívida de cartão de crédito. Além de ser um prejuízo financeiro, esse tipo de situação provoca grande desgaste emocional. Ninguém que seja uma pessoa bacana gosta de ficar devendo (meu caso). Mas volta e meia eu escorrego nessa área e gasto sem o menor controle. A única coisa que tenho feito é anotar meus gastos. Mas só. Eu anoto e depois sequer olho pro que gastei, que dá no mesmo que não ter nenhum controle.
Uma das dicas que a mana comentou é ter uma planilha de orçamento. Não é o mesmo que anotar todos os gastos, mas sim prever os gastos. Eu sei que preciso fazer isso urgente, mas estou fugindo do assunto porque sei que minhas finanças andam um horror. Estou passando por um momento de reorganização da minha vida, e meu salário não dá para todas as despesas que estou tendo agora. É bem ruim, mas tenho a sorte de ter pessoas que me ajudam nessa área, senão eu estaria numa situação ainda mais precária.
A verdade é que pensar na tal planilha me apavora. E por isso eu tenho postergado. Mas se eu quero me reerguer de verdade, preciso encarar isso o quanto antes.
Minhas esperanças são ganhar algum dinheiro com o blog e receber um aumento. Só que esse aumento depende do meu trabalho, e outro dos meus objetivos é focar mais nele. Só assim ele vai melhorar de qualidade para que mereça algum reconhecimento. Não que o meu trabalho seja ruim, mas eu tenho autocrítica suficiente para saber quando ele poderia ser melhor.
Por isso eu e mana resolvemos começar esse projeto, e resolvemos também estudar coisas sobre finanças, motivação, organização do tempo, etc. Não adianta só ter vontade, a gente tem que arregaçar as mangas e fazer. Então eu peguei um livro emprestado, chama-se "Faça o que tem que ser feito e não apenas o que lhe pedem", de Bob Nelson. Esse livro é mais focado para o âmbito profissional, mas tenho certeza que pode me ajudar em outras áreas. Tenho conseguido manter minhas metas de leitura, mas quanto às leituras técnicas, deixei de lado de novo. Não escrevi sequer a capa do meu trabalho de conclusão da pós-graduação. Sei que ainda tenho bastante tempo, mas deveria começar agora para poder fazer algo de real qualidade, feito com ponderação e análise.
Por isso tinha sugerido à mana que tivéssemos tarefas semanais a cumprir, senão fica um pouco difícil de acompanhar a nossa real evolução.
Coloquei como meta estudar ao menos 30 minutos diários e ler 15 páginas por dia. Bom, 15 páginas de literatura tenho conseguido, mas estudar... pfff... nada até agora. A mana fez umas receitinhas e depois não cozinhou mais.
Eu fiz as unhas duas vezes, mas ainda não consegui tentar uma pedicure e também não tive tempo de fazer as unhas das mãos mais uma vez, por isso o objetivo continua na lista. Só vou tirar quando tiver praticado mais umas vezes.
Voltando às finanças, eu tenho que, definitivamente, organizar as minhas. Senão não vou dar conta de me restabelecer, muito menos de colocar em prática meus planos de viagem. Alguém tem alguma dica?
Já estou tentando economizar fazendo minhas próprias unhas, quero aprender a fazer minhas sombrancelhas e também vou começar a cozinhar em casa para economizar em almoço. Parei de comprar revistas e resolvi que primeiro tenho que ler pelo menos uma parte dos livros não lidos que eu tenho para comprar outros. Fiquei pensando em, futuramente, comprar uma máquina de costura e começar a reciclar roupas e fazer minhas próprias roupas.
Achei um site, o Get Rich Slowly (Fique Rico Devagar), que promete dicas para ir aumentando o patrimônio, parece interessante. Algo mais? Conte pra nós!

Beijos da Taís.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!