terça-feira, março 29, 2011

Fazendo dieta: diário alimentar.


Quando eu fiz dieta com uma nutricionista, uma das tarefas que ela me passou foi anotar tudo o que eu comia, durante duas semanas. É uma tarefa chata, mas ao mesmo tempo bem interessante. A gente faz muita coisa sem pensar, no piloto automático, comer sendo uma (e talvez a principal) dessas coisas. Ter que lembrar de anotar tudo o que se come faz com que a gente preste atenção no que está comendo, e isso pode ser esclarecedor.

Então eu resolvi usar o blog para esse fim: diário alimentar. Talvez fique chato, talvez não. Vai ajudar em outro objetivo que é manter o blog atualizado! =]

Sei que minha alimentação precisa melhorar muito. Eu sempre sou relapsa quanto ao café da manhã, mas a partir da semana que vem pretendo mudar isso. Essa semana não posso por fatores alheios à minha vontade.


Hoje, por exemplo, eu tomei uma xícara de café com adoçante e comi duas bolachas de água e sal. No almoço, duas colheres de sopa de arroz branco e mais uma colher grande de "frango escabelado" (frango com batata palha, presunto, creme de leite e queijo). Nada de salada. E dois copos de tang de uva. Bem fail, eu sei, mas era o que eu tinha pra comer.

O lanche da tarde será chá com 3 bolachas de água e sal. Ainda não sei o que vou comer de noite.


Meu problema tem sido sentir muita fome à noite. Acho que a questão toda é o café da manhã deficiente. Sei que é legal isso de comer de 3 em 3 horas e que eu deveria incluir frutas na minha dieta. Tenho um enorme problema com frutas, na verdade. Nunca me parece o momento certo para comê-las, porque não gosto de misturar fruta com comida, nem de comê-las como sobremesa... e gosto mais das frutas cítricas, que às vezes são meio indigestas por causa da acidez.

Quando a gente está de dieta, o importante é parar com as frescuras. Claro, nada de comer coisas que você realmente não gosta, mas há de se fazer alguns sacrifícios.

Eu tinha dito que ia fazer aquele cardápio desintoxicante da revista Shape, só que nele não se fala nos lanches da tarde, e também não diz por quantos dias ele pode ser feito. Fail pra Revista Shape! =P

Aí achei esse cardápio que dá pra fazer uma semana, alternando os dias (lá diz que é pra fazer 2 dias, mas porque não uma semana? Uma semaninha só!). Tava no site da Boa Forma e lá tem as receitas das sopas. Minha mana não vai gostar, tem sopa de abobrinha no cardápio. Já eu, AMO abobrinha!



Dia 1


Café da manhã: 2 fatias de melão ou melancia 1 fatia de pão integral ou 2 fatias de pão light, com 0% de gordura 1 col. (sopa) de geleia dietética ou 1 col. (chá) de margarina light chá-verde, de hortelã ou de gengibre


Lanche 1 talo de erva-doce ou de salsão 1 gelatina dietética


Almoço 1 concha de sopa desintoxicante 1 prato de salada. Legumes crus permitidos: nabo, alface, cebola, alho, acelga, cenoura, salsa, couve, escarola, almeirão, rabanete e rúcula. Cozidos em água e sal ou no vapor: chuchu, couve-de-bruxelas, couve-flor, brócolis, aspargo e alcachofra. Temperos: sal, limão, shoyu, asceto balsâmico, 6 col. (sopa) de grãos (milho, centeio, aveia, arroz integral, soja, feijão, lentilha, grão-de-bico, trigo) cozidos em água e temperados com cebola, alho e ervas. Sobremesa: 2 fatias de melão Lanche da tarde 2 porções de frutas (1 porção = 2 ameixas vermelhas ou amarelas; 1 xíc. (chá) de amora ou morango; 1 laranja; 1 mexerica; 1 pêssego; 1 nectarina; 1 maçã pequena), 1 gelatina diet


Jantar 1 concha de sopa desintoxicante 1 1 prato de salada de folhas e legumes (mesmas opções do almoço) 8 sticks de kani ou 2 fatias de queijo branco 1 porção de gelatina dietética


Ceia 1 porção de fruta 1 gelatina diet


Dia 2


Café da manhã 1/2 papaia 1 fatia de pão integral ou 2 fatias de pão light, com 0% de gordura 1 col. (sopa) de geleia diet ou 1 col. (chá) de margarina light chá-verde, de hortelã ou de gengibre


Lanche 1/2 papaia 6 minicenouras ou 6 tomates-cereja 1 gelatina diet


Almoço 1 concha de sopa desintoxicante 1 prato de salada (mesmas opções do 1º dia) 1 xíc. (chá) de massa integral ou de glúten com molho de tomate Sobremesa: 2 fatias de melancia Lanche 2 porções de frutas (as mesmas opções do 1º dia) 1 gelatina diet


Jantar 1 concha de sopa desintoxicante 2 1 prato de salada de folhas e legumes (mesmas opções do almoço) 3 col. (sopa) de atum em água ou 2 fatias grossas de tofu ou 1 omelete de 2 claras 1 gelatina diet


Ceia 1 porção de fruta 1 gelatina diet


Não sei se vou fazer uma semana mesmo, mas quem sabe 5 dias? O pra matar é comer talo de erva doce ou de salsão como lanche, fala sério!

Update: acabei tomando mais uma xícara de café com adoçante, um pão francês inteiro com margarina e um pãozinho de milho com margarina. =/ Segundo a calculadora do site da revista Boa Forma, já consumi 989 calorias hoje. E nem jantei ainda!

Beijos da Taís.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!