quarta-feira, março 16, 2011

Como acordar cedo



A mana tem esse objetivo.
Eu sou uma dorminhoca confessa.
Mas tenho pensado muito naquele ditado: "Deus ajuda, quem cedo madruga". Será? Acho que devia experimentar, mas me dá tanta preguiça!
Aí, chegou às minhas mãos um texto sobre como acordar cedo. Será que funciona? Será que consigo? E aí, mana, tu pode tentar primeiro? ;)

Como acordar cedo: 3 passos.

1. Aprenda a priorizar

Acordar uma ou duas horas mais cedo significa que você vai ter que priorizar suas tarefas noturnas.
Provavelmente você não conseguirá fazer tudo o que costuma fazer à noite, mas o segredo para acordar mais cedo é dormir mais cedo.
Então priorize aquelas tarefas que não são negociáveis - faça uma lista, e deixe o resto de lado. Talvez isso signifique não assistir àquele programa de tv favorito [mas em tempos de torrent, minha amiga, você pode assistir quando e onde quiser], ou alguma outra atividade, mas é necessário. Experimente realizar duas atividades ao mesmo tempo: tente passar roupa assistindo à novela, se for assim tão importante, por exemplo.

2. Desconecte-se e prepare-se para a cama

Defina um horário para dormir. Se você decidir pelas 10 da noite, por exemplo, tente desconectar-se de tudo até às 9 horas. Uma hora inteira antes de ir para a cama.
Aproveite essa uma hora para tomar um bom e relaxante banho e pensar nas tarefas do dia seguinte.

3. Durma

Geralmente comprometemos nosso sono, a fim de encher nosso dia de tarefas. Para acordarmos cedo e nos sentirmos bem, é necessário um sono de qualidade. Procure sempre dormir 7 ou 8 horas por noite. A falta de sono ou pouco sono afeta nossa saúde corporal e espiritual. Por isso, pare de se privar do sono e durma direito.

Eu costumo acordar mal. Sempre sonolenta, meio mal humorada e rendo pouco de manhã.
Fico pensando como essas pessoas que madrugam conseguem ser tão energéticas e bem humoradas. Talvez o segredo seja mesmo acordar cedo.
Já acordei antes do sol nascer algumas vezes. Confesso que foram experiências boas. Ver o nascer do sol é algo lindo e realmente dá ânimo.
A autora do texto acima dá sugestões do que fazer de manhã cedo:

1. Escreva num diário

Levante-se, tome um bom café da manhã e procure um lugarzinho só pra você, onde você vai escrever o que vier à sua mente. Apenas escreva, não se censure. Dê uma olhada nas páginas matinais de Julia Cameron.


2. Vá para a rua

Se a sua vizinhança for segura, claro. Aproveite que acordou mais cedo e vá caminhar. Faz bem para o corpo e a mente.

3. Cuide da sua mente

Já que acordou mais cedo, que tal ler aquele livro que anda deixado de lado?

4. Cuide do seu corpo

Você pode aproveitar a manhã para exercitar o corpo, seja na academia, seja em casa. O importante é energizar-se!

5. Ouça

Ligue uma música que tenha a ver com seu humor e com certeza você aproveitará melhor o dia.

6. Apenas sente-se

Talvez pareça meio idiota acordar mais cedo para apenas sentar-se. É um tipo de meditação e pode ajudar a encarar melhor os pequenos problemas com que nos deparamos no dia-a-dia. Sente em silêncio e preste atenção apenas em sua respiração. Isso ajudará você a ficar calmo e assim o dia começa melhor.

Quem costuma acordar realmente cedo acha que essas coisas procedem?

Beijos da Taís.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!